segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Verdades sobre a Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia)

Com a idade as estruturas palpebrais vão tornando-se flácidas levando à protusão das bolsas de gordura palpebrais e a dobras causadas pelo excesso de pele nessa região. Essas alterações levam um ar de cansaço para a face.
A cirurgia plástica das pálpebras tem sido buscada por um número crescente de pacientes por atender ao desejo de melhora estética, ser de execução relativamente simples e rápida,apresentar recuperação em curto espaço de tempo, além de ter custos mais competitivos que a maioia dos demais procedimentos cirúrgicos.


As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:


1. EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?
* Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e poderá ocorrer em qualquer idade.


2. E AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
* Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 a 6 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.


3. QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
* Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, poderemos dar uma sedação prévia). Raramente são feitas sob anestesia geral. Reservamos esta última conduta para os casos em que a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.


4. HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
* Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns.


5. OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?
* O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º ao 6º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final.


6. QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
* Anestesia local: de 3 a 8 horas.


7. QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
* Normalmente, em torno de 60 a 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mesmo assim, raramente ultrapassam 50 % do tempo básico previsto.


8. O QUE SÃO AS "MANCHAS ROXAS" OBSERVADAS EM CERTOS CASOS?
* Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível.


9. QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
* Após o 3º ao 6º mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.


10. OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?
* Não obrigatoriamente. Somente recomendamos a colocação de compressas frias por alguns minutos, várias vezes ao dia, ato este controlado pelo(a) próprio(a) paciente, como profilaxia do edema acentuado.


11. AFINAL, O RESULTADO COMPENSA?
* Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos estéticos pré-existentes. O rejuvenescimento da face implica em outras condutas associadas à blefaroplastia. Os "pés de galinha", mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão, ficando ainda o estigma, devido à ação do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente.



RECOMENDAÇÕES SOBRE A BLEFAROPLASTIA

- ORIENTAÇÔES PRÉ-OPERATÓRIAS


1. Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica) 1h antes do horário agendado para a cirurgia.
2. Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
3. Não fazer maquiagem no dia da internação
4. Trazer óculos escuros.
5. Se a anestesia combinada for a local (maioria das situações) tome café da manhã normalmente.Em caso de sedação mantenha-se em jejum 6h antes do procedimento.
6. Tenha alguém para buscar-lhe após a cirurgia.


- ORIENTAÇÔES PÓS-OPERATÓRIAS


1. Aplique compressas com soro fisiológico fria (algodão ou gase embebido) 4 a 6 vezes ao dia, durante 30 minutos, nos 2 primeiros dias.
2. Alimentação livre.
3. Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural.
4.Evitar exposição ao sol por 2 semanas.
5.Obedecer à prescrição médica.
6. Volte ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
7. Consulte estas instruções, tantas vezes quanto necessário.
8. Não traumatize nem "coce" os olhos.
9. Você poderá voltar às suas atividades normais, após 3 dias.

sábado, 29 de agosto de 2009

Idade ideal para realização de uma Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica está cada vez mais difundida entre todas as idades. Algumas informações são importantes para você saber qual é a idade ideal para uma determinada cirurgia plástica.
Aqui vai alguns exemplos de cirurgias e idades:

Otoplastia
As cartilagens das orelhas, geralmente crescem e desenvolvem-se, atingindo seu tamanho final em torno dos 5 a 7 anos. Indica-se a cirurgia das orelhas (otoplastia), para a correção de suas deformidades, sendo a mais comum chamada de orelha em abano, em torno dos 7 anos.









Rinoplastia





O desenvolvimento de toda a arquitetura osteo-cartilaginosa do nariz acontece durante a adolescência, podendo realizar cirurgias para as correões estéticas do nariz. A idade indicada é entorno dos 15 a 17 anos.










Blefaroplastia

A partir dos 40 anos de idade a maioria das pessoas (homens e mulheres) já começam a apresentar sinais de envelhecimento palpebral, com excesso de pele e herniações das bolsas gordurosas orbitárias, sendo então indicada a ressecção de pele excedente e as bolsas palpebras que causem abaulamento ao redor dos olhos, dando uma aparencia de inchaço e de uma noite mal dormida.
No entanto, por questões genéticas algumas pessoas mais jovens já apresentam um excesso de bolsas palpebras a partir dos 30 anos de idade, sendo indicado apenas a ressecção das bolsas gordurosas.






Cirurgia da Face (Lifting Facial)

Esta cirurgia esta indicada na maioria das vezes quando o paciente atinge os 40 - 45 anos. Sendo muito individual esta indicação.


Cirurgia das Mamas

As mamas nas mulheres chegam ao ápice do desenvolvimento ao final da puberdade. Tanto para as cirurgias redutoras (mamoplastia redutora) ou para as cirurgias de aumento (prótese de mama), aconcelhamos as pacientes a atingirem uma idade em que o seu ciclo menstrual se regularize, sendo esta idade em torno dos 17 - 18 anos. Nos homens, por ação hormonal durante a adolescencia, há o aumento anormal das glândulas mamárias, onde na maioria das vezes involuem até o final da puberdade. Nos casos em que a glândula continue aumentada, após uma adequada investigação hormonal, realiza-se a cirurgia ao redor dos 18 anos de idade.



Cirurgia do Abdome

A plástica abdominal (abdominoplastia ou lipoabdominoplastia) está indicada quando há um excesso de pele e gordura na região abdominal, geralmente a idade destes pacientes são acima dos 40 anos. Porém, muitas pacientes com menos de 30 anos, que ja tiveram filhos ou perderam uma grande quantidade de peso, já estão aptas a realizar esta cirurgia.


Lipoaspiração

A cirurgia do contorno corporal já pode ser realizada a partir dos 17 - 18 anos de idade.



Peeling Facial

Os peelings são classificados pelo grau de profundidade que atingem na pele. O Peeling superficial pode ser feito após os 17 - 18 anos. O peeling mais profundo já tem indicação geralmente para pacientes com mais de 45 anos.



Toxina Botulínica (Botox)

A toxina botulínica tem como objetivo paralizar a musculatura de maneira seletiva, conseguindo desta maneira evitar que nestas áreas paralizadas ocorram rugas na pele. O ideal do seu uso é para evitar o aprofundamento das rugas. Recomendamos o uso em pacientes acima dos 20 -25 anos.