quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

BOTOX para levantar ou aumentar os seios!!

Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis


Algumas pacientes têm perguntado com frequência sobre o uso do Botox (toxina botulinica) para aumentar e levantar os seios. Muitos sites distribuem estas informações, com promessas que a toxina botulinica teria a capacidade de aumentar e/ou levantar as mamas, atribuindo efeitos de preenchimento e de rejuvenescimento dos seios.
A toxina botulinica comercialmente conhecida como, BOTOX, PROSIGNE, DYSPORT, é uma substância que tem a propriedade de paralisar seletivamente e temporariamente a musculatura.


Existem várias utilidade para o uso desta toxina, seja estética ou reparadora-funcional. A sua duração efetiva varia de indivíduo a indivíduo e também da quantia de toxina aplicada.



O uso de Botox na região do pescoço e logo abaixo no colo, tem a utilidade de diminuir a contração do músculo plastisma, que é um músculo muito superficial, localizado logo abaixo do tecido gorduroso da região cervical. Com esta paralização seletiva do músculo platisma, consegue-se diminuir um pouco as rugas localizadas nestas regiões e também as chamadas bandas platismais, que estão situadas logo abaixo da região do queixo.

O BOTOX não é efetivo e não exerce nenhum efeito estético nas mamas. Deve-se tomar muito cuidado com estas informações não científicas e milagrosas, que muitas vezes deixam explicitas a desonestidade imbutida nestas informações.

Abaixo cito algumas destas frases encontradas em alguns sites:
- "A toxina do botox é responsável pela correção de deformações do músculo humano, por isso é utilizado na pele, principalmente do rosto e das mão, porque recupera a jovialidade do músculo e das células da pele e do local onde é aplicado."

Em primeiro lugar, a toxina botulinica não corrige deformidade do músculo, mas sim, promove a  paralisa da musculatura.



Em segundo lugar o uso do BOTOX nas mãos, tem a indicação para a correção de hiperhidrose (suor excessivo das mãos) e não para atuar na musculatura. Se a toxina for aplicada diretamente em um músculo  da mão, irá causar um problema funcional, pois esta musculatura ficará paralisada perdendo sua função nos movimentos.
Por último, o Botox não recupera a jovialidade do músculo ou das células da pele, a única função amplamente estudada e conhecida do Botox é paralisar a musculatura. A região submetida às aplicações de BOTOX sofrerá um rejuvescimento pelo fato da diminuição ou abolição da contração muscular, com isto a pele que normalmente se dobra a cada contração muscular, formando as rugas, não irá mais sofrer esta ação, ficando mais lisa e com diminuição dos vincos.

- "Uma vez aplicado, o botox deixa os músculos e as mamas mais firmes e potentes para agir na função e sustentação dos seios projetando-os para cima."
Mais uma vezes enfatizo, o Botox tem somente a função de paralisar a musculatura. Como, uma substância que paralisa o músculo, pode ao mesmo tempo deixa-lo mais firme  e potente!! Muitas vezes o artificio que usamos com o uso do Botox é deixar uma área sem aplicar a toxina, ao redor de áreas paralisadas. Com isto conseguimos realçar o efeito desta musculatura que não terá nenhum outro musculo se contrapondo à sua ação. Um exemplo deste uso do Botox é a suspensão dos supercílios (sobrancelhas).
Em relação a mama, o determinante para sua sustentação são basicamente dois fatores: a pele e o tecido mamário.
A pele é o principal componente que sustenta os seios, quanto melhor a qualidade e a firmeza da pele mamária mais firme e sustentado será o seio. Nas reduções mamárias ou simplesmente nas cirurgias de suspensão das mamas verificamos bastante esta constatação. Pacientes já com sinais de uma pele mais flácida antes da cirurgia terão mais chances de voltarem a ter queda dos seios após a cirurgia. Naquelas pacientes que apresentam uma pele firme, grossa, sem estrias, verificamos a manutenção dos resultados pós operatórios por muito mais tempo.
O tecido mamário influencia bastante na sustentação mamária. As pacientes que tem suas mamas compostas com mais tecido gorduroso do que glandular, apresentam uma mama mais flácida, com mais facilidade para sofrer uma ptose (queda). Quando a mama, tem um componente glandular predominante, observamos uma manutenção dos resultados pós operatórios mais tardios.

A ação da musculatura peitoral é dinâmica, ou seja quando contraímos esta musculatura, sua ação como sustentador da mama é mais um mito do que um fato.
Existem traves de um tecido fibroso, que prende a pele da mama ao plano mais profundo da musculatura, no entanto estas traves são insuficientes para conseguir manter ou suspender os seios pela simples ação muscular.
Entende-se por projeção da mama, como um aumento do diâmetro antero-posterior mamário, ou seja a mama ganha espaço para frente no tórax. É o que se consegue quando usa-se as próteses de silicone para aumentar os seios. A simples injeção de no maximo 2-3ml de uma susbstância, não irá causar efeito nenhum na projeção mamária. A toxina botulínica é diluída em soro fisiológico na hora de ser utilizada, este soro será totalmente absorvido pelo organismo. Portanto o Botox não tem efeito preenchedor, mais sim de paralisar a musculatura.

- "Se você não anda muito contente com o tamanho ou formato dos seus seios procure um especialista no assunto e experimente essa mais nova sensação no mundo das cirurgias plásticas e correções físicas."
 Por último gostaria de enfatizar que o Botox não tem absolutamente nenhuma função de aumentar ou alterar o formato das mamas, sendo estas afirmações levianas e fraudulentas.


PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Hospital da Plástica de Santa Catarina - 7 meses de Sucesso !






Dr. Eduardo Arnaut juntamente com mais 4 cirurgiões plásticos (Paulo Roberto Mendes, Carlos Casagrande, Anderson Sasiloto e Evandro Parente), em sociedade com um grupo de anestesistas de Florianópolis, comemoraram no início de dezembro sete meses de existência do Hospital da Plástica de Santa Catarina que já surgiu sendo referência no Estado. O Hospital está em uma área de 900 metros quadrados, no edifício Celso Ramos Medical Center e possui uma estrutura de cinco andares: dois andares de leitos, um com centro cirúrgico, farmácia e recuperação pós operatória e outro com centro de esterilização e ainda um andar para o administrativo com recepção. Destaque para a hotelaria moderna, quartos amplos e adaptados às necessidades do paciente: são 14 suítes, sendo quatro masters, idealizadas para que o paciente sinta-se, após a cirurgia plástica, numa extenção de sua casa.


Todos os pacientes da Clínica Plenna Cirurgia Plástica são operados no Hospital da Plástica de Santa Catarina, proporcionando desta maneira melhor bem estar para os pacientes e seus familiares durante os procedimentos, associado a tranquilidade e segurança que o Hospital oferece.
O hospital da Plástica de Santa Catarina está equipado com os mais modernos aparelhos cirúrgicos e anestésicos, contando também com uma equipe médica e de enfermagem altamente qualificada e humanizada, priorizando a excelência no atendimento dos pacientes e de seus familiares.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cirurgias Plásticas para o Abdome - Dermolipectomia, Abdominoplastia, Lipoabdominoplastia, Lipoaspiração.



Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis








Alterações no formato do abdome, envolvendo aumento de gordura localizada, flacidez de pele, afastamento da musculatura abdominal, ou em alguns casos a associação destas  alterações, deixam muitos pacientes insatisfeitos com a estética da região abdominal.
As cirurgias do abdomem compreendem várias técnicas, dentre elas a lipoaspiração, miniabdominoplastia, a dermolipectomia abdominal ou abdominoplastia e a lipoabdominoplastia.
O entendimento das indicações e as opções terapêuticas para as alterações abdominais evoluiram bastante, conseguimos hoje proporcionar um melhor resultado individual.
É importantíssimo a correta indicação para cada caso, com o adequado tratamento. Para isto, é fundamental uma  correta avaliação por um profissional habilitado, ou seja um cirurgião plástico.

A seguir descreverei as opções de tratamento para cada tipo de alteração abdominal. A adequada indicação depende essencialmente do exame físico do paciente, onde o cirurgião plástico irá conseguir sentir corretamente a elasticidade da pele, quantidade de gordura, e o afastamento da  musculatura abdominal (diástase abdominal).

LIPOASPIRAÇÃO ou LIPOESCULTURA ABDOMINAL:


Os pacientes indicados para fazer esta cirurgia, são aqueles em que há basicamente um excesso de tecido gorduroso (gordura localizada) na região do abdome.
Geralmente as pacientes indicadas são jóvens, nuliparas (que ainda não tiveram filhos) ou tiveram apenas 1 filho, estão dentro do peso corporal ideal ou próximo deste e não apresentam flacidez de pele.
Normalmente estas pacientes são submetidas também a lipoaspiração das costas, tratando desta forma a região da cintura como um todo.

MINIABDOMINOPLASTIA ASSOCIADO OU NÃO A LIPOASPIRAÇÃO:
Quando há pequena a moderada flacidez ou sobra de pele da região abdominal, principalmente da região abaixo da cicatriz umbilical, indica-se a cirurgia popularmente chamada de MINIABDOME.
Esta cirurgia diferencia-se da ABDOMINOPLASTIA ou LIPOABDOMINOPLASTIA, por não causar uma cicatriz ao redor do umbigo, onde estica-se a pele para região inferior do abdome, abaixando-se 2 a 3 cm o umbigo da sua altura original, desta maneira consegue-se retirar o excesso de pele localizado na região inferior do abdome, estigando-se em parte a região acima da cicatriz umbilical.
Nesta mesma cirurgia pode-se ou não associar-se a lipoaspiração para retirada da gordura localizada.

Nos casos em que há afastamento dos músculos retos abdominais (diástase) associa-se a aproximação destes músculos, através de uma sutura interna muscular, diminuindo o abaulamento abdominal causado pela diástase.
As pacientes indicadas para esta cirurgia são aquelas que já tiveram filhos, com presença de flacidez abdominal principalmente da região inferior. Esta cirurgia não tem bom resultados para aquelas pacientes que apresentam muita flacidez abdominal, principalmente quando este excesso esta localizado acima do umbigo.

ABDOMINOPLASTIA OU DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL:
Esta cirurgia está indicada quando há de moderado a grande  excesso de pele da região abdominal. Nesta técnica retira-se um fuso de pele localizado abaixo da cicatriz umbilical. A região do antigo umbigo irá localizar-se no púbis, e o umbigo sairá por um novo orifício, criado exatamente acima da região, onde o umbigo será suturado.

Normalmente, um dos passos desta cirurgia é a aproximação das musculatura abdominal, que encontra-se afastada (diastase). Esta aproximação é feita com pontos internos nos músculos retos abdominais. Isto proporcionará um abdome com menos abaulamento e esteticamente mais agradável.
Geralmente as pacientes indicadas para esta cirurgia são aquelas que já tiveram filho ou filhos e que ficaram com bastante flacidez de pele abdominal. Nestas pacientes a quantidade de tecido gorduroso é normal, não havendo a necessidade da realização de uma lipoaspiração abdominal.


LIPOABDOMINOPLASTIA:

É uma técnica idealizada (Avelar, J. M) e sistematizada (Saldanha, O.R) por cirurgiões plásticos brasileiros, utilizada desde o ano de 2001, no Brasil e no exterior. Técnica já consagrada, é um marco na cirurgia do abdome, por conseguir proporcionar um melhor resultado no contorno corporal da região abdominal. Mundialmente difundida e execultada entre os maiores centros de cirurgia plástica. Proporciona ainda, maior segurança a viabilidade da pele do abdome, por fazer o descolamento da pele através da lipoaspiração, preservando desta maneira os vasos que nutrem a pele abdominal.
Na técnica antiga o descolamento da pele era realizado cortando-se os tecidos e  com eles os importantes vasos que nutrem esta pele. Diminuindo desta maneira, a nutrição sanguínea para esta região e aumentando a possibilidade sofrimento e necrose da pele abdominal.
Como na técnica antiga, realiza-se nesta cirurgia a aproximação da musculatura abdominal, com a mesma forma de fixação e sutura da cicatriz umbilical.
Muitas vezes, associa-se também a lipoaspiração da região das costas para definir melhor a cintura abdominal.
Está indicada para pacientes com excesso de pele, associado ao excesso de tecido gorduroso abdominal.
Como em qualquer outra cirurgia, as opções atulmente de cirurgias para a plástica abdominal são várias, sendo importantíssimo a correta indicação pelo cirurgião, de qual técnica utilizar pra poder proporcionar o melhor resultado ao paciente. Por isto, é fundamental a avaliação por um especialista nesta área (um Cirurgião Plástico), para que você alcance o resultado mais adequado para seu caso.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

LASERLIPÓLISE - Lipoaspiração ou Lipoescultura a Laser


LASERLIÓPOLISE OU LIPOASPIRAÇÃO A LASER
Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis





A LASERLIPÓLISE incorpora uma tecnologia européia no tratamento da gordura localizada, utilizada com sucesso desde 1997 na Itália, Alemanha,  Argentina e Estados Unidos. No Brasil, as primeiras cirurgias do tipo foram realizadas no ano de 2000, no Rio Grande Sul. A técnica possui aprovação do respeitado e rigoroso FDA americano, da Comunidade Européia e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

É essencial ressaltar que não se trata de nenhuma novidade cirúrgica, como divulgada por alguns sites de notícias. O que existe na verdade é o lançamento de novos aparelhos de Laser específicos para a realização da lipoaspiração a laser.
Importante ainda salientar que, todo procedimento cirúrgico de lipoaspiração não deve ser menosprezado ou minimizado, pois trata-se da mesma cirurgia, onde de alguma forma cirúrgica, retira-se de maneira uniforme camadas de tecido gorduroso. Tendo as mesmas complicações e riscos, onde o mais importante é a perícia do cirurgião executor e não a tecnologia aplicada.
Este texto tem como objetivo informar sobre o assunto da Lipoaspiração a Laser, sem ter o intuito de fazer alguma apologia ou dar algum destaque especial a este método.

Procedimento
A anestesia mais comum é o bloqueio anestésico peridural, utilizadando a infiltração tumescente nas áreas a serem lipoaspiradas, tornando mais sensíveis e mais frágeis as células adiposas a ação ao Laser.



A área a ser tratada fica, então, preparada para a radiação laser romper a membrana dessas mesmas células e liberar seu conteúdo oleoso, que posteriormente é suavemente aspirado por finas cânulas.







Comparação entre Cânula Tradicional de Lipo e a Microcânula usada na laserlipólise
Radiação Laser transmitida por uma microcânula de 1 mm de diâmetro ao lado de uma cânula convencional de lipoaspiração.



Quando em pouca quantidade, a gordura liberada pode ser absorvida pelo próprio organismo. Do contrário, sua remoção se faz por uma drenagem suave com finas cânulas, durante o procedimento que está sendo realizado, em áreas previamente anestesiadas.


O que é LASERLIPÓLISE?
É uma técnica de modelação corporal onde utiliza-se um laser de última geração no tratamento da gordura localizada e irregularidades do tecido gorduroso.

Como funciona?
Este procedimento baseia-se nos princípios físicos do laser e sua interação com os tecidos, no caso, as células gordurosas. A ação específica do laser rompe a fina membrana destas células, transformando-as em óleo.

Que anestesia é utilizada?
Normalmente, utiliza-se anestesia local ou peridural, isto dependerá de cada caso e das regiões a serem tratadas. Uma solução especial é aplicada na área tratada (solução tumescente), sensibilizando-a para a ação do laser e possibilitando a dissolução da gordura.
Esta solução é facilmente aplicada através de um equipamento especialmente desenvolvido para este fim. É também com este equipamento que a solução oleosa é removida das áreas tratadas após a ação do laser.

Como é realizada a LASERLIPÓLISE?

Através de um pequeno orifício na pele, é introduzida uma delicada microcânula contendo uma fibra ótica de apenas 1 milímetro de diâmetro que conduz o laser até a célula gordurosa. A ação do laser rompe a membrana das células, liberando o óleo nelas contido. Além disso, os pequenos vasos sangüíneos existentes no tecido gorduroso são coagulados pela ação do laser.


Quais são as indicações da LASERLIPÓLISE?
A Lipoaspiração a Laser - Laserlipólise tem os mesmos objetivos, indicações e resultados da lipoaspiração tradicional. Ela é capaz de reduzir a gordura localizada, atenuar a celulite em alguns casos, remodelar o contorno corporal ou corrigir irregularidades de cirurgias prévias. A quantidade de gordura a ser removida depende de cada caso, obedecendo aos critérios e resolução do Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Como é a recuperação?
Devido à ação seletiva do laser, a recuperação costuma ser rápida, com poucos hematomas ou desconforto e inchaço. É um procedimento ambulatorial, permitindo o retorno progressivo às atividades normais em poucos dias. Fatores individuais também influenciam na qualidade da recuperação. Como tudo na medicina, a resposta, resultados, complicações e recuperação variam segundo cada paciente.

Quem pode se beneficiar?
Pessoas de ambos o sexos e de qualquer idade podem realizar esta verdadeira escultura à laser, desde que apresentem boas condições de saúde e expectativas reais em relação ao tratamento. Apesar de a LASERLIPÓLISE representar um moderno recurso em modelação corporal e poder ser associada a outras técnicas, o resultado irá variar segundo as características e limitações de cada caso.

Quais são as características deste método?
O tratamento com a LASERLIPÓLISE geralmente não requer internação nem anestesia geral, sendo um procedimento ambulatorial. A técnica é bastante refinada. Geralmente há poucos inconvenientes no período pós-operatório como hematomas (sinais roxos), edemas (inchaço).
Normalmente há uma rápida recuperação. O retorno às atividades normais costuma se dar em poucos dias, de uma maneira progressiva.

É possível melhorar a celulite com este método?
O tipo de laser utilizado neste procedimento pode também ser útil na atenuação da celulite. Normalmente, opta-se pela associação de vários recursos para a obtenção de melhores resultados, como microenxerto de gordura, drenagem linfática, laser externo, ultrassom ou endermologia.
Apesar das características específicas deste método, ele não é isento de riscos, à semelhança de qualquer outro ato médico. Daí advem a importância de uma cuidadosa avaliação pré-operatória e de uma orientação criteriosa por parte do cirurgião.

Existem outras indicações para o uso deste tipo de laser?
O laser utilizado na Laserlipólise também pode ser útil no tratamento do suor excessivo nas axilas (Hiperhidrose), odor nas axilas (Bromidrose), estrias, cicatrizes e algumas alterações vasculares. Recentes estudos mostram resultados promissores no uso desta energia luminosa no tratamento de outras alterações clínicas.

Smartlipo®, Slimlipo®, Prolipo®, CoolLipo® e Lipotherme®, LipoLite® são alguns dos equipamentos utilizados na lipoaspiração a laser.





Apesar de representar um avanço, a técnica não é um milagre, devendo ser indicada e utilizada com critério e bom senso e principalmente por um profissional treinado com a técnica de lipoaspiração e o equipamento a laser .

LASERLIPÓLISE - LIPOESCULTURA A LASER - LASER LIPO-SMARTLIPO® - LASERLIPOSUCTION-SLIMLIPO® -LASERLIPOLISIS, são alguns dos nomes empregados desta técnica.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O aumento de Cirurgias Plásticas em Adolescentes




CIRURGIAS PLÁSTICAS EM ADOLESCENTES


Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis



A cirurgia plástica tem um papel importante na sociedade atual, proporcionando melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. A correção estética promove um aumento da auto-estima, é benéfica para a integração do indivíduo na sociedade. Por este motivo, muitos adolescentes vêm adotando a prática nos últimos tempos. 
Geralmente, eles ficam insatisfeitos com as mudanças ocorridas no corpo durante a fase de crescimento e em alguns casos não estão preparados para lidar com os padrões de beleza impostos. Alguns chegam a evitar o convívio social e ficam infelizes, o que preocupa muito os pais, que acabam comovidos e buscam solucionar o problema para que seus filhos mantenham uma vida normal.
A cirurgia plástica em adolescentes ainda é muito polêmica e controversa, mas fato é que o aumento dessa procura nas clínicas de cirurgia plástica aumentou muito nos últimos anos.

Talvez pela imposição da mídia de corpos perfeitos e torneados somados a uma mudança de padrões de beleza e hábitos alimentares ocorrida há algumas décadas.
A insatisfação com o próprio corpo numa sociedade que prima pela perfeição estética tem levado muitas adolescentes aos consultórios de cirurgia plástica. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), das mais de 700 mil cirurgias realizadas no Brasil, 15% são em adolescentes. Há 10 anos este índice era de 5%. As estatísticas não são oficiais, mas especialistas confirmam que o número de adolescentes em seus consultórios aumentou nos últimos anos. Esta nova realidade traz algumas questões, como a idade limite para estas cirurgias. Alguns especialistas preferem analisar caso a caso. Outros estabelecem os 17, 18 anos como faixa etária mínima. Em ambas as situações os cirurgiões plásticos afirmam que dois critérios têm que ser avaliados rigorosamente: maturidade psicológica da paciente e o desenvolvimento completo do corpo.
As cirurgias mais procuradas são as de prótese de mama, as lipoaspirações, a rinoplastia, otoplastia e a ginecomastia.


Indicações:
Na opinião dos profissionais da área, o adolescente precisa ter estrutura para lidar com a mudança e não recomendam cirurgias em menores de 15 anos. Nesta fase, as expectativas são maiores que os resultados, sendo importante manter uma conversa franca sobre as necessidades do paciente e o que a cirurgia pode oferecer. Além disso, sem condições físicas adequadas, como capacidade de regeneração do organismo, qualidade da pele e desenvolvimento do órgão, o resultado fica comprometido. Muitos cirurgiões solicitam exames clínicos detalhados e sugerem orientação psicológica aos jovens, antes de concordarem em realizar o procedimento. Ter um acompanhamento psicológico antes de fazer uma plástica é imprescindível para os adolescentes, pois esta é uma fase de incertezas e não dá para ter dúvidas em um procedimento cujos resultados são definitivos.

Momento cronológico ideal
Orelhas em abano: neste caso, a escolha começa bem cedo. A partir dos 5-7 anos elas estão com a estrutura formada e com o tamanho próximo daquele que terão na fase adulta. Cabe aos pais avaliarem a necessidade da criança, pois é comum a rejeição por parte dos amiguinhos por conta de piadas e apelidos.
Redução das mamas: por volta dos 15-16 anos, quando as mamas estão completamente desenvolvidas. É importante avaliar o grau de desconforto que o tamanho das mamas causa, tais como problemas de postura e coluna.
Nariz: a partir dos 15 anos, quando a formação de ossos e cartilagens nasais está completa. A cirurgia de nariz também pode ser feita em qualquer idade da vida (após a mínima já mencionada), como recurso para rejuvenescer, quando é levantada a ponta do nariz caído.
Ginecomastia (correção das mamas masculinas): geralmente com 17-18 anos o jovem pode recorrer à cirurgia, quando as mamas estão totalmente desenvolvidas. Para um bom resultado, é imprescindível que o paciente esteja em seu peso ideal e muito seguro a respeito da opção.
Lipoaspiração: existem muitas controvérsias. Alguns médicos consideram que a partir dos 15 anos já é possível realizar o procedimento. É importante observar que o método não emagrece e a pessoa não deve estar mais do que 25% acima do peso ou ter flacidez excessiva na região.
Aumento das mamas: a partir dos 15-16 anos a formação da mama está completa. Alguns cirurgiões consideram cedo, devido à paciente não estar psicologicamente amadurecida.

Acima do senso estético é dever do cirurgião plástico avaliar fisicamente e psicologicamente os benefícios do procedimento proposto. O completo desenvolvimento físico é fator primordial. Sem o corpo estar completamente formado, os resultados podem ser desastrosos. A avaliação física, a primeira consulta, a presença dos pais e algumas vezes avaliações do endocrinologista e psicólogo são essenciais para uma boa indicação cirúrgica.
É preciso estar atento para o fato de que o adolescente vive uma fase de angústia com o crescimento e insatisfação. Se a decisão de fazer a cirurgia não é decorrente de problemas graves de relacionamento, a adolescente está tentando resolver sua angústia mudando o seu corpo. O risco deste comportamento é a busca recorrente por cirurgias, uma vez que a angústia vai retornar.
Bom é que pacientes com distúrbios psicológicos e dificuldade de socialização, podem mudar bruscamente após uma otoplastia, rinoplastia ou prótese de mama por exemplo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Prótese Mamária x Câncer de Mama



Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis


Há mais de 30 anos, a introdução de prótese de silicone é uma técnica utilizada para aumentar ou reconstruir as mamas em todo o mundo.
A mamoplastia de aumento, mais conhecida como cirurgia de prótese de mama, já foi feita por mais de 2 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo a maioria, cerca de 80% feita por motivo estético e 20% realizadas na reconstrução mamária.
Periodicamente a discussão relativa à colocação dessas próteses e o câncer de mama vem à tona. Reportagens divulgaram um trabalho publicado no Journal of the American Medical Association, dos EUA, que compara os resultados em relação à sensibilidade (chance de detectar a doença) e à especificidade (possibilidade de definir melhor o diagnóstico) da mamografia em pacientes com e sem próteses mamárias.
Este estudo acompanhou mais de 2 milhões de mulheres desde 1972. Com o aumento do número de cirurgias para implante de próteses de mama, a preocupação sobre as possíveis relações com problemas de saúde cresce entre as mulheres.
O estudo relata menor sensibilidade e maior especificidade da mamografia em mulheres com prótese e sem sintomas de câncer.
A publicação mostra ainda não haver diferença entre a sensibilidade e a especificidade em mulheres sintomáticas, com ou sem silicone, e conclui que “as mulheres com implantes têm o mesmo prognóstico em relação ao câncer daquelas sem implante”, o que sugere e está de acordo com a prática médica, de que não há prejuízo no diagnóstico nas pacientes com próteses mamárias.
Alguns estudos mostram que o câncer de mama palpável tende a ser descoberto com mais precocidade por mulheres com prótese mamária. “Até porque elas tendem a ser mais cuidadosas com o auto-exame e possivelmente porque as pacientes que realizam a inclusão de prótese de silicone, em sua maioria, possuem mamas atróficas. 
Também se sabe que o diagnóstico precoce e o prognóstico de cura do câncer de mama em pacientes com e sem próteses mamárias são os mesmos, provando que não há interferência nessa relação.
As próteses são, inclusive, indicadas para a reconstrução mamária em pacientes operadas pelo câncer de mama que necessitam controle rígido e poderão ter eventual recidiva futura. Além disso, depois de uma década de pesquisas, a Food and Drugs Association (FDA), EUA, não tem qualquer comprovação da relação da prótese de silicone como causa do câncer.
Cabe destacar que a inclusão da prótese de silicone não interfere na amamentação, pois é posicionada atrás das glândulas mamárias.
Alguns cuidados, porém, devem ser tomados pelas pacientes: procurar um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e conversar com ele sobre o volume adequado da prótese para que seja proporcional ao tamanho de seu tórax e à quantidade de pele da mama.
A prótese de silicone coesivo é considerada o material mais seguro existente, pois, em caso de ruptura, não permite o extravasamento de seu conteúdo. Ela possui vida útil estimada em 15-20 anos, quando possivelmente será conveniente trocá-la em função de desgaste do material e da modificação corporal da paciente.
 O assunto já foi amplamente estudado e os resultados são conclusivos. Uma pesquisa patrocinada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos acompanhou desde 1972 mais de 2 milhões de mulheres que colocaram próteses.
As próteses de mama definitivamente não têm relação nenhuma com câncer de mama. Em alguns estudos, as mulheres com implantes apresentaram até mesmo uma frequência menor desse tipo de câncer.
O estudo permitiu ainda a avaliação da frequência de outros tipos de tumores, como de estômago, intestino e pulmão. A ocorrência desses tumores também não tem ligação com as próteses.
Outra preocupação diz respeito à influência das próteses nos exames preventivos para diagnóstico de tumores. Grandes estudos epidemiológicos mostraram que as mulheres com implantes não têm seus exames atrapalhados pela presença das próteses.
Para aquelas mulheres que receberam próteses para a reconstrução da mama depois de uma cirurgia por câncer, também não existe perigo maior de retorno da doença ou modificação da taxa de sobrevivência.
Outro questionamento já levantado diz respeito às chamadas doenças do tecido conjuntivo, como artrite reumatoide e outras. O grupo do Instituto Nacional do Câncer conseguiu rever mais de 40% dos prontuários médicos das pacientes que questionavam a ligação das doenças e os entregou para especialistas independentes. A revisão externa dos registros médicos mostrou que, mais uma vez, a relação não se confirmava.
Importante é ressaltar que após a decisão de se submeter a uma cirurgia para implante de próteses mamárias, a mulher deve passar por uma avaliação pré-operatória rigorosa para diminuir os riscos de complicações depois da operação.
Outra recomendação da Sociedade de Cirurgia Plástica é que as pacientes procurem conhecer as referências do cirurgião e, se tiver dúvidas, consulte a sociedade para garantir que ele está credenciado para fazer a cirurgia.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TIPOS DE ANESTESIAS PARA A CIRURGIA PLÁSTICA

Falar em anestesia em cirurgia plástica hoje ficou mais fácil.O uso da anestesia local com sedação em muitos procedimentos e a simplificação da anestesia geral tirou o estigma de um bicho de sete cabeças que pairava sobre este assunto.
Vamos explicar um pouco então de cada tipo de anestesia:


ANESTESIA LOCAL : Essa é feita com o uso de anestésicos locais,como o a lidocaína ,que são injetados na região a ser operada. A sua ação é imediata e após a sua aplicação a duração do efeito anestésico pode chegar até 2 horas.
Ela pode ser feita como anestesia isolada ou em conjunto com outra técnica anestésica.




Algumas cirurgias podem tranquilamente ser feitas sob anestesia local:

 Otoplastia ( correção da orelha em abano)
 Blefaroplastia superior (cirurgia da pálpebra superior)
 Retirada de lesões de pele (cistos, sinais)
 Correção de pequenas cicatrizes





ANESTESIA LOCAL COM SEDAÇÃO : Trata-se do uso da anestesia local citada anteriormente, mas com a participação do médico anestesiologista que através do uso de medicações venosas ou inalatórias, promoverá a sedação do paciente durante todo o ato cirúrgico.Isso quer dizer que o paciente permanecerá dormindo,sem sentir dor e estará desperto ao final da cirurgia. A anestesia local é injetada após o começo da sedação e a maioria dos pacientes não se lembra da operação.
Nesse tipo de anestesia a paciente fica sob monitorização de seus dados vitais como tensão arterial, frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.  .
Essa técnica hoje é utilizada para um número muito grande de cirurgias e além da segurança traz  algumas vantagens como um tempo de recuperação pós anestésica mais curto e uma condição de alta mais precoce para o paciente.

Cirurgias que podem ser realizadas sob sedação:

                           Prótese de mama
                           Lipoaspirações muito localizadas
                           Blefaroplastia superior e inferior
                           Rinoplastia
                           Lifting cervical
                           Mamoplastias em que não serão feitas grandes reduções


ANESTESIA PERIDURAL OU RAQUIANESTESIA : Esse tipo de anestesia é feito através de punção na coluna para a aplicação de anestésicos próximo à medula espinhal. As diferenças entre elas são a quantidade de anestésico,o local da punção e o tipo de agulha utilizada. Essa anestesia proporciona que a aréa anestesiada fique totalmente livre de dor e pode ser associada a uma sedação para maior tranquilidade do paciente durante a cirurgia.





As Cirurgias mais realizadas com esta técnica são:
                       
                            Lipoaspiração
                            Abdominoplastia
                            Prótese de Glúteo
                            Prótese de Panturrilha


ANESTESIA GERAL : Na anestesia geral o paciente é mantido inconsciente  e imóvel durante todo o procedimento,com o uso de medicações venosas ou inalatórias.As medicações são administradas ao longo da cirurgia de acordo com a necessidade.
É uma técnica que evoluiu muito ao longo dos anos assim como toda a anestesia. As medicações utilizadas e a monitorização do paciente melhoraram de maneira significativa, tornando esta técnica anestésica tão segura quanto as demais. A redução dos efeitos colaterais das medicações tornou a  recuperação pós anestésica
desta técnica muito mais tranquila e confortável para o paciente.

Pode-se optar por realizar a anestesia geral nas seguintes cirurgias:

                            Mamoplastia com grandes reduções
                            Rinoplastia
                            Lifting cervical
                            Grandes lipoaspirações

A avaliação da melhor técnica a ser utilizada depende do procedimento a ser realizado e deve ser feita em conjunto com o paciente  cirurgião e o médico anestesiologista assistente.O paciente deve ser esclarecido sobre todo o procedimento anestésico.


A nossa equipe de anestesistas preparou uma listas das dúvidas mais frequentes das nossas pacientes.

   Fique à vontade para esclarecer também as suas dúvidas!



Para que serve a consulta com o anestesiologista?

O anestesiologista faz parte de uma equipe que está a sua disposição antes, durante e após a sua cirurgia. Para isso é preciso haver uma reciprocidade entre o paciente e a equipe de anestesiologia. É sabido que esta consulta reduz a ansiedade e as complicações que eventualmente ocorrem e muitos mitos da anestesiologia poderão ser desfeitos com esta conversa. O anestesiologista precisa saber sobre todos os seus problemas de saúde, alergias, problemas familiares com anestesia, medicamentos que você utiliza. Inclusive medicamentos naturais, homeopáticos, caseiros, para emagrecer etc. Existem medicamentos que precisam ser suspensos para a cirurgia, outros devemos alterar a dosagem. Todos os exames pré-operatórios devem ser vistos nesta consulta. O anestesiologista deverá orientá-lo sobre os cuidados antes e após a sua cirurgia, explicará, também, como será efetuada a anestesia. Terá a oportunidade de solicitar mais exames quando julgar necessário, bem como prescrever um medicamento para ser dado antes da cirurgia, visando diminuir a sua ansiedade.
Antes de qualquer cirurgia é necessário colher uma lista de informações sobre sua saúde para ajudar a escolher o tipo adequado de anestesia. Esta lista deve incluir:
A sua história médica
Medicamentos e suplementos alimentares
Consumo de fumo e álcool
Alergias
A sua experiência anterior com anestesia
Membro da família com reações à anestesia

Seu médico anestesiologista irá rever essa lista durante a sua consulta e imediatamente antes do procedimento.

 

Por que é necessário o jejum?

Os alimentos que ingerimos, seja na forma líquida ou sólida, não entram na traquéia e nos pulmões quando estamos em condições normais; temos mecanismos de defesa. Na anestesia estes mecanismos estão bloqueados ou atenuados e, na ocorrência de vômito, o conteúdo do estômago poderá entrar nas vias respiratórias, provocando complicações graves. Por isso, você deverá seguir as recomendações do seu anestesiologista com relação ao jejum. Nas situações de emergência existem mecanismos que minimizarão estes riscos. Todavia, quando não há urgência, não vale a pena correr riscos.


Qual é a anestesia mais segura?

Todas são seguras, temos, sim, é que adequar a anestesia às condições clínicas do paciente e ao tipo de cirurgia a ser realizada. Atualmente, os procedimentos anestésicos são realizados sob vigilância constante do médico anestesiologista e é pouco provável a ocorrência de acidentes graves. Quando eles acontecem, usualmente são muito divulgados, o que causa certa apreensão nos pacientes.



O que o anestesiologista faz para a sua segurança durante a cirurgia?


Além de aplicar a anestesia ele avalia uma série de itens, tais como:

- Nível de consciência;
- Pressão arterial, freqüência cardíaca, coloração da pele e mucosas, volume sangüíneo, níveis de oxigênio e  gás carbônico no sangue;
- Volume respiratório, freqüência respiratória;      
- Temperatura;
- Volume urinário;
- Atividade muscular.

Com tudo isso, mantemos a sua segurança durante anestesia. São realizadas milhares de anestesias diariamente em todo o mundo sem qualquer problema.

A nossa equipe, além do material humano qualificado, possui equipamentos de alta tecnologia em todas as salas em que realiza anestesia.


Quanto tempo dura a anestesia?

A anestesia dura o tempo que for necessário para a realização da cirurgia.
O anestesiologista pode continuar após a cirurgia atuando no controle da dor,
 quando for necessário.



Na consulta pré-anestésica é feito algum “teste” para anestesia?


Não. Esta é uma consulta médica direcionada para a anestesiologia, em que o médico irá conversar, examinar e analisar os seus exames. Na seqüência, irá prestar informações referentes à sua anestesia.



O que é a sala de recuperação?

É o local para onde o paciente vai logo após o término da cirurgia. O paciente vai ficar lá até o anestesiologista confirmar a estabilidade de sua circulação, respiração, nível de consciência e regressão da anestesia. Em seguida o paciente é encaminhado para o quarto onde ficará sob os cuidados da equipe de enfermagem e receberá a sua primeira dieta .O paciente será avaliado continuamente pela equipe anestésica e cirurgica até à sua alta hospitalar.

Quando o paciente pode ser liberado para casa sem internação?

Os pacientes que foram submetidos a cirurgias em caráter ambulatorial, após passarem um período na sala de recuperação, poderão ser liberados sempre com um acompanhante responsável, que deverá receber todas as instruções. A indicação para a realização de procedimentos amblulatoriais tem normas próprias; nem todas as cirurgias podem ser realizadas desta forma.


Que tipos de reações podem aparecer após a anestesia?

São muitas as sensações que acompanham o despertar da anestesia como: frio intenso com tremores, enjôos, náuseas e vômitos e dor. Durante qualquer tipo de anestesia o corpo perde o controle da temperatura em maior ou menor grau, e ela passa a variar conforme a temperatura do ambiente; ao acordar, os tremores são produzidos pelo organismo para produzir calor, causando sensação desagradável , que pode ser minimizada com o uso de certas medicações. Enjôos, náuseas e vômitos variam muito, conforme o tipo de cirurgia e de anestesia. Atualmente, existem muitos medicamentos que podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto, para um tratamento eficaz desses distúrbios. A dor também merece atenção especial no pós-operatório, usamos diversos medicamentos e técnicas de analgesia para o conforto dos pacientes nesse período.
Mesmo após a sua alta hospitalar, não deixe de consultar o nosso serviço de anestesiologia sobre eventuais dúvidas ou problemas que possam ocorrer. Estaremos sempre a sua disposição para ajudá-lo. Para isso trabalhamos em equipe.