terça-feira, 22 de novembro de 2011

O uso Laser de Co2 fracionado no rejuvenescimento

PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ..

Dr. Eduardo Arnaut
CRM 8587
Cirurgião Plástico  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica








O envelhecimento cutâneo se manifesta como perda da elasticidade e vigor da pele , rugas , sulcos marcados e manchas. Existem alguns tratamentos para estas alterações da pele causadas pelo envelhecimento e pelo dano sol.


Originalmente o laser de CO foi durante muitos anos um tatamento para o rejuvenescimento facial muito utilizado, pela sua capacidade de promover uma remodelação do colágeno e uma melhora acentuada nas rugas  . Este laser embora tão atrativo traz algumas possíveis complicações , muitas vezes sérias e desagradáveis como hipocromias da área tratada, verm,elhidão persistente, linhas de demarcação entre áreas tratadas e não tratadas ,manchas escuras e até cicatrizes. 

O laser de CO2 fracionado ablativo usa o mesmo laser de uma maneira diferente, mantendo bons resultados e minimizando as complicações. O  laser fracionado é um tratamento não invasivo que utiliza um dispositivo para fornecer um feixe de laser divididos em milhares de zonas de tratamento microscópicas que visam uma fração da pele de cada vez. De modo pratico o laser trata a pele como se fosse um chuveiro ou uma peneira, deixando sempre uma área de pele sã entremeando uma área de pele tratada. Através dessa área de pele não tratada é que ocorre a rápida restauração da pele. Isso promove menos lesão por sessão e com isso uma recuperação mais rápida e menos chances de complicações.


Como ele funciona?


Para entender como funciona o tratamento a laser fracionário uma compreensão básica da estrutura da pele é necessária. Brevemente:  a pele consiste em 3 camadas, a epiderme (camada superior), derme (camada média ) e hipoderme (camada inferior de gordura).
A epiderme contém células produtoras de pigmento chamadas melanócitos, que são responsáveis ​​pela coloração da pele. A derme é formada por colágeno e elastina fibras que proporcionam a pele com força, resistência, elasticidade e flexibilidade (clique aqui para informações detalhadas sobre a estrutura da pele).
Como o corpo envelhece, a aparência e as características da pele se alteram. A epiderme se torna mais finae as manchas se tornam mais visíveis, e colágeno na derme diminui o que contribui para a formação de linhas faciais, flacidez da pele e rugas.
O tratamento a laser fracionário funciona alvejando epiderme e derme. Ele faz isso através da apresentação de um feixe de laser que é dividido em milhares de colunas pequenas e profundas  na pele.  Dentro de cada área tratada  as células epidérmicas pigmentadas são expulsas e a penetração do laser na derme provoca uma reação que leva a remodelação do colágeno e formação de novo colágeno. Usando o conceito de fracionamento o  o laser age intensamente dentro da zona tratada  , enquanto o tecido saudável permanecer intacto e inalterado. Este fracionamento leva a um processo de cicatrização mais rápido do que se todo o tecido na área de tratamento fosse exposto ao laser.


Aplicação do laser fracionado : pontos
 entremeados por áreas não tratadas

O que o laser fracionado pode tratar ?

 O tratamento a laser de CO2 fracionado é usado para o tratamento de:

Linhas faciais e rugas
Envelhecimento da pele
Pigmentação da pele e manchas
Cicatrizes cirúrgicas 
Cicatrizes de acne
Cloasma
Estrias
O tratamento a laser de CO2 fracionado para rejuvenescimento e manchas  pode ser usado em qualquer parte do corpo, mas é particularmente útil na face, pescoço e mãos.

Como  Resurfacing com CO2 ablativo funciona ?

O feixe de laser usados ​​em resurfacing a laser remove a camada externa da pele, chamada de epiderme.Simultaneamente aquece a pele subjacente, chamada derme. Esta ação funciona para estimular o crescimento das fibras de colágeno novo. Com isso  a nova pele que se forma é suave e firme.

Como são tratamentos realizados?






Normalmente, é necessário um número  de 4 a 5 sessões para um tratamento . Cada sessão é feita em ambiente de consultório. Você pode se preparar para o tratamento, evitando o sol, usando protetor solar e seguindo o pré-tratamento pele cuidados regime prescrito pelo seu médico.


O que devo esperar após o tratamento?

Uma vez que este é um laser ablativo, você vai experimentar vermelhidão, inchaço, coceira e uma sensação de areia sobre a pele, após o procedimento. Isso é normal e é o resultado esperado. Você vai cuidar de sua pele seguindo instruções específicas preparado para você pela nossa equipe. Sua pele vai se recuperar em cerca de 4 a 5 dias. Você pode apresentar uma pele rosada  nas áreas tratadas que pode durar várias semanas, mas isso vai desaparecer rapidamente. Você irá completar os medicamentos prescritos pelo seu médico e começar um regime de cuidados da pele que irá ajudá-lo a alcançar e manter os melhores resultados.

Quais são os resultados?

O laser de CO2 fracionado ablativo traz resultados significativos que incluem  a melhora das rugas, textura da pele, descoloração da pele e manchas na pele.  Depois de vários anos, você ainda terá de melhoria nessas áreas.



Pode ser usado em peles brancas , morenas ou negras?



Pode ser usado em todos os tipos de pele. O ajuste dos parâmetros do aparelho permite que o tratamento seja ajustado ao tipo e a cor de pele de cada paciente assegurando o melhor resultado sem risco de danos.



É um procedimento seguro?

O Resurfacing com laser de CO2 fracionado é um prcedimento  seguro. Através de extensa pesquisa e desenvolvimento, o resurfacing fracionário foi concebido para evitar os efeitos colaterais associados com o tratamento a laser tradicionais.


E se eu não tiver muito tempo para a recuperação?

O Laser de CO2 fracionado  permite  a selecão de vários parâmetros de tratamento para controlar cuidadosamente a quantidade de tempo de inatividade e resultado associados ao procedimento. Por exemplo, uma configuração permite um tempo de tratamento muito rápido e um tempo de recuperação menor. Outra configuração aumenta o calor gerado em torno das colunas do laser. Isso produz um resultado melhor, mas acarreta mais uns dias de tempo para recuperação. Com isso podemos ajusta-lo ao tempo que a paciente tem para se recuperar.