quarta-feira, 18 de abril de 2012

Suspensão da importação de próteses e avaliação pelo Inmetro

PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ..BRASÍLIA – 


Dra. Taís Saraceno - Cirurgiã Plástica
Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica




Prótese rompida da marca francesa PIP (Foto: AFP)
Após a descoberta das fraudes na fabricação das próteses de silicone das empresa Rofil e PIP a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou a decisão de suspender temporariamente a importação de próteses de silicone, assim como  a venda de todos os implantes ,inclusive os nacionais, para médicos de todo o país. A venda de próteses, que as empresas já tenham em estoque, diretamente para pacientes continua permitida.


"Essa posição da Anvisa é bem recebida pelos cirurgiões plásticos , já que é importante que o orgão responsável pela fiscalização e liberação das próteses utilize metódos apurados para a certificação das próteses. Isso é de extrema importância para os pacientes em relação à sua saúde e para os cirurgiões que podem ter mais um aval de estar escolhendo uma prótese segura para o seu paciente"


Existem dois modelo de avaliação para conseguir o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) : 


 -Auditoria na fábrica e avaliação de amostras, alternadas, dos produtos na fábrica e disponíveis no mercado.

 -Análise lote a lote, conforme normas divulgadas pelo Inmetro na última segunda.
Os testes serão feitos por laboratórios indicados pela Anvisa ou pelo Inmetro, que irão avaliar a resistência e a composição do silicone. 

As empresas poderão escolher entre os modelos e o tempo para concessão do selo varia conforme o grau de cumprimento das normas por parte das empresas.

Nos primeiros 18 meses, as análises serão feitas por laboratórios designados pela Vigilância Sanitária e serão pagas pelas empresas. O instituto também poderá fazer testes eventuais e espontâneos dos produtos no mercado.
Esse modelo de avaliação prevê novas auditorias a cada 6 ou 12 meses , a depender ou não da existência de problemas na primeira avaliação.

Atualmente, duas fabricantes nacionais e 18 estrangeiras têm autorização para vender silicone de mama no Brasil. A obrigatoriedade do selo de qualidade se limita às próteses de silicone de mama, não se aplica às de glúteo e panturrilha.


Lipoaspiração e Lipoescultura

PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...


Dra. Taís Saraceno
Cirurgiã Plástica
Especilalista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica






A lipoaspiração é um procedimento que visa a retirada de gordura corporal através de cânulas introduzidas por pequenas incisões na pele. A aspiração desta gordura tem como objetivo remodelar o contorno corporal retirando o excedente de panículo adiposo das mais diversas regiões. O cirurgião com o seu conhecimento técnico é capaz de devolver ou criar uma proporção das formas do seu corpo  e em última análise aumentar a sua auto-estima.



A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não é um substituto para o exercício físico regular e hábitos alimentares saudáveis.
 Pessoas com áreas de gordura  mais difíceis de serem mobilizadas com o  exercício  e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos para este procedimento.

A lipoaspiração pode ser realizada por pessoas que se encontrem fora do seu peso. Essa avaliação é feita durante a consulta e a paciente deve ter consciência de que os resultados serão  inversamente proporcionais ao excesso de peso apresentado.










A  cirurgia de lipoaspiração  pode ser usada para tratar  acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo as coxas, braços, pescoço, quadris, cintura, costas, joelho, mamas masculinas, bochechas, queixo e panturrilhas. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros casos ela pode ser associada a um outro procedimento 
como um lifting da face , redução de mama,  abdominoplastia, liting de braços ou de coxas.


A técnica da lipoaspiração consiste em pequenas incisões de 0,5 cm e introdução de cânulas para infiltração de soro com adrenalina, o que irá reduzir o sangramento na cirurgia.


Após a infiltração é  iniciado o processo de lipoaspiração que consiste em aspirar a gordura corporal visando a modelagem do contorno corporal.


Diversos nomes da Lipoaspiração

Existe uma certa confusão atualmente com uma enchente de novos nomes que não passam de estratégias de marketing para dar a idéia de algo novo ou mais simples. Cuidado com esses nomes: 
   
  Hidrolipoclasia aspirativa
  Hidrolipo
  Minilipo
  Lipo de consultório 
  Lipo do bikini
  Lipolight
  HLPA


O procedimento de lipoaspiração é sempre o mesmo seja ele feito no consultório ou num centro cirúrgico. O que eu quero dizer com isso é que um procedimento não passa a ser mais simples por ser feito num consultório. Muito pelo contrário, a lipoaspiração deve ser feita com segurança, em um ambiente  de centro cirúrgico onde todos os
parâmetros do paciente possam ser monitorados e onde qualquer problema possa ser tratado adequadamente pela equipe formada pelo cirurgião , anestesista e enfermeiras.

O que existe de fato ?

A indicação do procedimento e do método a ser utilizado dependem da avaliação do cirurgião plástico. Existem alguns métodos diferentes para  realizar a lipoaspiração:


   Lipoaspiração Tradicional : são utilizadas cânulas de metal e com movimentos de vai e vem a gordura é aspirada    através da sucção.
   
Vibrolipoaspiração : consiste na mesma técnica anterior em que a cânula é conectada a um motor que vibra e  torna o procedimento menos cansativo para o cirurgião. Não há diferenca de resultados entre as duas técnicas.

   Lipo Ultrassônica : uma cânula com ultrassom em sua extremidade é introduzida através das incisões e as ondas liquefazem a gordura , em seguida é feita a lipoaspiração convencional. Facilita o procedimento para o cirurgião, mas não há diferença quanto aos resultados.
  
Lipo a Laser : Tem o mesmo príncipio da lipo ultrassônica, mas utilizando o laser. É  uma técnica pouco difundida pelo risco de queimaduras na pele, causadas pelo calor gerado pelo laser.


Se preparando para a lipoaspiração




Escolha do cirurgião


O primeiro passo para uma cirurgia bem sucedida é a escolha do profissional.É imprescindível que a sua lipoaspiração seja realizada por um cirurgião plástico. Verifique as credenciais do seu médico junto ao Conselho Regional de Medicina e à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Consulta Médica

Na consulta o seu médico poderá fazer a avaliação da sua indicação e te explicar qual o resultado pretendido com o procedimento. Aproveite este momento para esclarecer todas as suas dúvidas pois o especialista com certeza é  mais habilitado para te falar sobre este procedimento, do que qualquer outra fonte.
 Neste momento você já poderá agendar a sua cirurgia.

Depois do agendamento

Alguns cuidados deverão ser tomados no pré-operatório, entre os quais :

- Realização de exames laboratoriais e radiológicos.
- Avaliação pré-operatória de especialista, caso haja alguma doença ( diabetes , hipertensão, problemas na tireóide, etc).
- Consulta com o anestesiologista.
- Nova consulta com o seu cirurgião plástico.
- Suspensão do fumo.
- Evitar uso de medicações antiinflamatórias (que alteram a coagulação).

Outros detalhes que podem ser providenciados pela equipe da clínica:
- Você irá precisar de uma malha compressiva para o uso no pós-operatório e uma meia elástica anti-trombose.
- Agendamento das sessões de fisioterapia para as drenagens pós operatórias.

No dia da cirurgia

Seguir as orientações quanto ao jejum e ao horário de chegada ao hospital.
É bom ter um amigo ou familiar para te acompanhar durante a internação.

O período pós-operatório

Nesssa fase você estará bem inchado(a) e com manchas roxas, nas áreas lipoaspiradas. Ambos se reduzem gradativamente e em torno de duas semanas as equimoses já terão desaparecido.
 O inchaço maior será reduzido neste mesmo prazo e ao final do primeiro mês você já perceberá nitidamente o início do resultado. É com 6 meses que se observa o resultado final da lipoaspiração,mas com três meses já se alcançou cerca de 70% desse  resultado.



O tratamento fisioterápico com drenagem linfática e ultrassom pode ser iniciado já no quinto dia após a cirurgia.
O profissional habilitado saberá te orientar quanto aos tipos de tratamentos e ao número e frequencia das sessões. O seu cirurgião saberá indicar o início e o término do tratamento, de acordo com a sua recuperação.

O uso da malha cirúrgica é muito importante para a redução do edema e para o controle do processo natural de cicatrização. seu uso será orientado pelo cirurgião e é em media de 2 a 3 meses. A maioria dos pacientes também faz uso de uma "almofada"para evitar vincos no abdome.

O retorno as suas atividades físicas rotineiras( esportes, academia) se dá de modo gradual em torno de 10 a 15 dias. As åreas devem ser protegidas do sol até a liberação pelo seu cirurgião.






E depois de tudo isso é só aproveitar o resultado...