sexta-feira, 1 de junho de 2012

Silicone é seguro: FDA reconfirma a segurança dos implantes mamários de silicone gel


Plenna Cirurgia Plástica - Uma nova forma de ser você






Dra. Taís Saraceno - Cirurgiã Plástica
Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)





Cerca de 20 milhões de mulheres em todo o mundo têm implantes mamários, uma prova clara da popularidade deste dispositivo entre os pacientes que querem melhorar sua aparência ou reconstruir suas mamas após a mastectomia ou cirurgia de câncer.


No ano passado, o United States Food & Drug Administration (FDA Americano) reafirmou sua decisão de 2006, de reintroduzir gel de silicone como preenchedor dos implantes mamários no mercado dos Estados Unidos para indicações estéticas.

Em declaração, o FDA explica que nenhuma nova informação surgiu para questionar a segurança ou a eficácia destes dispositivos. Isto realmente não é nenhuma novidade, já que o silicone gel é aceito a nível mundial há vários anos.

O aumento da mama continua a ser a cirurgia plástica mais popular nos Estados Unidos, com cerca de 300.000 mulheres submetidas a este procedimento somente no ano passado. Segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), no mesmo ano, mais de 70.000 outras mulheres receberam implantes para a reconstrução mamária.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, coletados a partir de uma pesquisa realizada pelo Data folha em 2008, este tipo de cirurgia ocupa também o primeiro lugar no Brasil entre as cirurgias plásticas estéticas, com 21% de participação, seguida de perto pela lipoaspiração, com 20%.