quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aumento da mama após a gravidez, quanto tempo você deve esperar?

Plenna Cirurgia Plástica - Uma nova forma de ser você



Dr. Eduardo Arnaut - CRM 8587
Cirurgião Plástico  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Aumento da mama após a gravidez, quanto tempo você deve esperar?

Durante a gravidez, o tecido da mama torna-se inchado enquanto a pele se expande, em preparação para a produção de leite. Mas após o desmame, a maioria das mulheres fica com um certo grau de deflação especialmente nos pólos superiores, enquanto outras desenvolvem também algum grau de  flacidez.

Você deve saber que a gravidez pode afetar a aparência dos seus seios, mesmo que você não tenha amamentado o seu bebê.

Depois de dar à luz, não é recomendável fazer imediatamente uma cirurgia de aumento de mama, uma vez que este é um momento reservado para a amamentação do seu bebê.

Em muitos casos, leva-se cerca de 40 semanas para os seios voltarem ao normal após o parto. Mas, mesmo após esse período, não é aconselhável realizar a mamoplastia de aumento ou qualquer procedimento nas mamas, particularmente se as glândulas mamárias ainda estão produzindo leite.

Uma mama lactante nunca deve sofrer qualquer cirurgia eletiva. Em primeiro lugar, é difícil para o cirurgião para realizar o procedimento, devido à presença de leite. Outra consideração é o aumento "temporário" do tecido mamário, o que vai levar tempo para se resolver por conta própria. Algumas outras particularidades podem ocorrer: a manipulação da mama durante o ato operatório pode produzir aumento da produção de leite e também pode ser mais comum a ocorrência de infecções se a paciente ainda tiver saída de leite pela mama.

Depois de parar de amamentar o seu bebê, o consenso é que você deva esperar pelo menos de três a seis meses antes de se submeter aumento de mama. Muitas vezes a paciente é orientada a consultar o seu ginecologista para avaliar o uso de medicações que suspendam permanentemente a produção de leite já que algumas mulheres secretam leite até dois anos após a interrupção da amamentação.

Como com qualquer cirurgia de contorno corporal, também é importante que você esteja perto do seu peso ideal antes de receber implantes mamários. Isto irá fornecer-lhe um resultado mais previsível e evitará a flacidez (o que acontece depois de uma perda de peso significativa).

Durante a gravidez, o ganho de peso ocorre normalmente dentro dos seios e a maioria das mulheres leva de seis meses a um ano para retornar ao tamanho original de suas mamas. No entanto, pode demorar mais tempo para algumas mulheres voltarem ao seu peso pré-gravidez, o que significa que elas têm de esperar mais tempo antes de se submeter à cirurgia de aumento de mama.

Você também tem que considerar que uma futura gravidez pode afetar a aparência dos seus seios aumentados, e isso levar a uma cirurgia de revisão. No entanto, muitas pacientes com implantes de mama engravidam, amamentam seus bebês sem experimentar flacidez visível ou deflação.

Enfim, o momento da amamentação é único e muito importante para o desenvolvimento da criança. Esta fase deve ser concluída com tranquilidade e a indicação da cirurgia deve ser feita após o término deste momento e quando a paciente não apresentar mais produção de leite e estiver no seu peso normal.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aumenta a procura por cirurgias plásticas íntimas entre mulheres brasileiras

Plenna Cirurgia Plástica - Uma nova forma de ser você




Dra. Taís Saraceno - Cirurgiã Plástica
Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Fonte da matéria: Donna DC.

Aumenta a procura por cirurgias plásticas íntimas entre mulheres brasileiras

Prótese de silicone no seio e lipoaspiração estão no topo da lista de cirurgia plástica. Mas um novo procedimento, com objetivo puramente estético, está fazendo a cabeça das mulheres. As chamadas cirurgias íntimas cresceram 50% nos últimos dois anos no Brasil, segundo apontam médicos brasileiros, como Christiane Cursi Régis, ginecologista há 12 anos.

Nos EUA, são 1,5 milhão por ano. Em Santa Catarina, não é diferente. A cirurgiã plástica de Florianópolis Taís Saraceno chega a realizar cinco procedimentos deste tipo por mês, média que mantém desde o ano passado. Em 2010, a médica fazia cerca de duas intervenções por mês.


Cirurgia íntima ou ninfoplastia são procedimentos na região da vagina. A grande maioria implica na redução dos pequenos lábios. Mas há outras cirurgias. Taís comenta que um número muito pequeno de mulheres vai ao consultório por desconforto em função de exercícios físicos ou uso de roupas mais apertadas.



— A maioria vem mesmo pela questão estética. Com frequência, chegam por indicação de alguma amiga que já fez. Em geral, são mulheres com idade acima de 30 anos — comenta a médica.

Segundo Taís, a cirurgia é indicada para mulheres que têm os pequenos lábios proeminentes — do tipo que se sobressai aos grandes lábios. Por ser uma região com muitas terminações nervosas, ela não aconselha realizar intervenções próximas do clitóris para que a mulher não corra o risco de perder sensibilidade ou prazer sexual.


— O que eu percebo é o contrário. Por ficar com a autoestima elevada depois da cirurgia, a mulher costuma melhorar seu prazer e performance sexual — comenta.


Segundo a ginecologista Christiane, o padrão estético muda de acordo com o país. Nos EUA, as mulheres querem vaginas menores e cor-de-rosa. Já no Brasil, a preferencia é pelo mesmo tom da pele, com lábios entre 1 cm a 1,5 cm.


A CIRURGIA


Redução de pequenos lábios ou labioplastia é indicada para mulheres que querem melhorar o design vaginal ou que sentem desconforto com calças apertadas ou na relação sexual.


O procedimento dura de 30 a 60 minutos. É feito em hospital, com anestesia local. Consiste em fazer incisões finas nos lados de cada lábios, colocadas dentro de pregas e dobras naturais. O excesso de tecido é removido.



A paciente costuma ter alta cerca de duas horas depois do procedimento. Cuidados pós-operatórios são simples: repouso nos dois dias seguintes, evitar jeans e calças apertadas na semana seguinte, retornar às atividades físicas cerca de duas semanas depois e relação sexual após 45 dias.

O aumento dos pequenos lábios pode ser causado por gravidez e/ou parto, alguns esportes e efeitos hormonais. Algumas mulheres nascem com os pequenos lábios aumentados, enquanto outras desenvolvem o aumento com a idade.


A finalidade dos pequenos lábios é de proteger a vagina e a uretra de bactérias que ficam apenas no interior dos grandes lábios.


OUTROS TIPOS


Diminuição do púbis — o púbis pode ceder com a idade ou com o ganho de peso.  Ele pode ser elevado e reduzido em altura e largura. As cicatrizes resultantes são normalmente escondidas dentro dos pelos pubianos. O púbis proeminente pode ser tratado com a lipoaspiração.


Escurecimento da mucosa vaginal — retira-se, com anestesia local, uma pequena quantidade da mucosa dos lábios na região escurecida. Dura em media 30 minutos e o paciente recebe alta logo após a cirurgia.


Correções do clitóris — excesso de pele, flacidez e dobras extras podem ser removidas para melhora do contorno. Mas a avaliação deve ser muito criteriosa, pois a mulher pode perder o prazer sexual.

Diminuição do volume dos grandes lábios — em geral, o aumento dos grandes lábios se dá pelo aumento de peso corporal. Realiza-se a lipoaspiração infiltrativa para a remoção do excesso gorduroso da região.

Aumento do volume dos grandes lábios — algumas mulheres, com o envelhecimento, sofrem uma atrofia, uma diminuição do volume dos grandes lábios, deixando esta região murcha e com flacidez. Nestes casos indica-se a aplicação de enxerto de gordura, retirada da própria paciente, no mesmo ato cirúrgico.