quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mamografia - Saiba mais sobre este importante exame para a prevenção do Cancer de Mama.

                                                                                                                              Dr. Eduardo Arnaut     
Cirurgião Plástico               
      
MAMOGRAFIA NA PREVENÇÃO DO CANCÊR DE MAMA

Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 96% quando descoberto no início.
O principal método de diagnóstico precoce é a mamografia, radiografia das mamas. Este método tem como objetivo aumentar a detecção precoce e reduzir a mortalidade.
A mamografia é a principal aliada contra o câncer de mama.  O exame revela microcalcificações (pequenos depósitos de sais de cálcio) não palpáveis, que às vezes já podem ser malignas. A qualidade das imagens captadas por raios X, que já vinha evoluindo com a utilização de filmes mais sensíveis, ficou ainda melhor com os equipamentos digitais. Para breve são esperadas novidades, como o uso de contraste para deixar o tumor mais visível e de mamógrafos digitais capazes de reconstruir a imagem das mamas em três dimensões (a técnica é denominada tomossíntese).
A mamografia é o método padrão de rastreamento do câncer de mama. A ultra-sonografia e a ressonância magnética servem de complemento e ajudam a planejar os tratamentos.


Mamografia analógica

O seio é comprimido e são tiradas duas chapas: na posição frontal e na lateral. A imagem é gravada em um filme e analisada por um radiologista.
Revela indícios muito iniciais de câncer, sendo bastante eficiente após os 40 anos, quando as mamas são mais gordurosas.
Há risco de falso negativo. Em mamas densas, o tumor nem sempre é visualizado porque às vezes tem a mesma densidade do tecido glandular.


Mamografia digital

Também usa raios X para coletar as imagens, mas, em vez de serem impressas em filme, elas ficam armazenadas no computador e são vistas na tela.
A visibilidade das lesões é maior, o que reduz a necessidade de biópsias. Se as imagens perderem a resolução, é possível invertêlas e ampliá-las.

Os arquivos podem ser enviados pela internet para avaliações por médicos de locais distantes.
De alto custo, o equipamento não está disponível em todos os serviços de saúde.


Ressonância magnética

Utiliza campos magnéticos para captar imagens tridimensionais dos seios enquanto a paciente fica deitada dentro de um equipamento que parece um túnel. As imagens são vistas simultaneamente na tela de um computador. Desde 2007, é recomendada sua realização anualmente, em associação com a mamografia, para mulheres com alto risco de câncer. Fazem parte desse grupo, aquelas que apresentam mutações genéticas, têm parente em primeiro grau com mutação, foram submetidas a radioterapia do tórax entre 10 e 30 anos, entre outros fatores a serem avaliados pelo médico.
Revelou-se eficaz em mulheres com mamas densas ou com próteses de silicone. Ajuda no esclarecimento de casos duvidosos e na obtenção de detalhes antes da cirurgia.
O exame é caro e pode dar falso positivo: revela alterações mínimas, o que pode levar à indicação desnecessária de biópsias.

Ultra-sonografia

Ondas sonoras de alta freqüência são emitidas por um aparelho, o transdutor, que desliza sobre os seios. Ao encontrar os tecidos internos, essas ondas produzem ecos, que são convertidos em imagens.
Permite diferenciar nódulos líquidos e sólidos (os últimos podem ser malignos). Identifica tumores não vistos na mamografia. Favorece o estudo de mamas densas (mamas geralmente de pacientes mais jóvens).
Nem sempre detecta microcalcificações precursoras de câncer.


Quando devo fazer a MOMOGRAFIA
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia anual deve ser feita a partir dos 40 anos. Quem está no grupo de alto risco precisa começar dez anos antes da idade em que o tumor se manifestou na parente próxima. As jovens são orientadas a fazer o auto-exame mensal e o exame clínico anual com o ginecologista. A mamografia é recomendada em qualquer idade diante de sintomas como:
- APARECIMENTO DE CAROÇO ou área endurecida no seio ou na axila.
- PRESENÇA DE SECREÇÃO NO MAMILO, principalmente se for em apenas um dos lados e com sangue.
- MUDANÇAS NO TAMANHO ou formato dos seios sem mudança de peso.
- ALTERAÇÕES DE PELE (vermelhidão, inchaço, feridas) nos seios ou mamilos.
- DOR OU RIGIDEZ não associada a oscilações hormonais.


Por que o exame da mamografia aperta tanto?
Dentro das mamas as estruturas ficam sobrepostas e, devido ao seu formato, os raios entram desiguais. Ao apertar, as estruturas internas são separadas e ficam mais visíveis.


Dói mais no período pré-menstrual?
Sim, pois nessa época os seios ficam mais sensíveis. Marque o exame após a menstruação.


Por que não usar desodorante, talco ou creme no dia do exame?
Essas substâncias podem deixar resíduos que interferem nos resultados.


Por que avisar se coloquei silicone?
A prótese dificulta a visualização, por isso requer exame dobrado. A primeira série, normal; na segunda, o técnico afasta a prótese para comprimir apenas o tecido mamário e aumentar o campo de visão.


É preciso informar sobre reposição hormonal?
Sim, pois o emprego de hormônios após a menopausa pode acarretar um aumento na densidade das mamas.


A mamografia oferece riscos?
Não há evidência de riscos.


O que levar?
Os exames anteriores para comparação.


O que vestir?
Roupa de duas peças porque você terá que se despir da cintura para cima.

Subincisão (subincision) para tratamento da celulite e retrações cicatriciais



Como tratar as retrações cicatriciais e a celulite de grau mais avançado - Subincisão (Subincision)




Dr. Eduardo Arnaut            
Cirurgião Plástico       



O que é celulite?
Celulite é um processo infeccioso da pele, caracterizado por dor, vermelhidão, edema e calor. Esta infecção cutânea pode ter várias origens e é causada geralmente por uma bactéria existente na própria pele do paciente.

O termo médico de celulite é utilizado popularmente erroneamente para designar uma condição que afeta o tecido subcutâneo (tecido gorduroso), chamado corretamente de lipodistrofia. Agora falaremos sobre esta condição estética chamada popularmente de "celulite".


 A "celulite" geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidade tipo casca de laranja.
Apesar de ser uma condição de pouca implicação clínica, traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
A "celulite" é causada por uma combinação de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo e pelo acúmulo de gordura.







O corpo é revestido pela pele, seguida do tecido conjuntivo e depois da gordura. Existem pequenas fibras que ligam a pele passando pela gordura até os músculos para garantir a firmeza da pele.
Com o acúmulo de gordura a pele é pressionada para cima, enquanto as fibras mantêm algumas regiões presas, formando as covinhas e as irregularidades da celulite.



A celulite varia em intensidade, podendo apresentar diversos graus ou estágios.



Tratamentos efetivos para celulite incluem:

- Perda de peso: Perder peso por meio de uma dieta saudável e atividades físicas é o tratamento mais efetivo contra a celulite. Reduzir alguns quilos e tonificar os músculos das regiões afetadas pode melhorar a aparência da pele e reduzir a celulite.
- Massagens, drenagem linfática e endermologia: Alguns tratamentos para celulite são baseados no conceito de que massagens melhorariam o fluxo sanguíneo, reduziriam o acúmulo de líquidos em áreas de celulite. Apesar destes métodos trazerem alguma melhora na aparência da pele, os resultados são de curta duração.
- Cremes: Uma variedade de cremes são propagandeados no tratamento da celulite, mas nenhum estudo ou pesquisa científica mostrou que algum deles oferecesse melhoria da celulite.

- Subincisão ou Subincision: consiste na secção das traves fibrosas que tracionam a pele para baixo, indicada para depressões acentuadas na pele e requer anestesia local.


SUBINCISÃO
Indicada para cicatrizes deprimidas ou para casos de celulite de graus mais avançados.



Como Funciona?
Introduz-se uma fina agulha cortante até a profundidade  da camada de gordura, nesta camada faz-se movimentos cortando as fibras que tracionam a pele. Há rompimento de vasinhos, que dão origem a um hematoma que, aos poucos, forma um tecido fibroso que preenche este espaço.

Em casos de grandes depressões é preciso além de fazer a subincisão, preencher este espaço usando frequentemente, o enxerto de gordura para isto.


A subincisão é uma cirurgia rápida, feita em ambulatório, com anestesia local ou muitas vezes associadas ao procedimento de lipoaspiração-lipoescultura ou outros procedimentos estéticos, sem necessidade de internação ou pontos. 
Quem se submete à técnica fica com manchas roxas na pele, que demoram cerca de 2 a 3 semanas para sair.
É uma excelente solução para as áreas de depressão da "celulite" mais avançada.
Na maioria das vezes em um único procedimento consegue-se melhorar substancialmente as depressões, porém em alguns casos são necessários 2 ou 3 procedimentos para atingir o resultado final.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Preenchimentos e o Enxerto de Gordura

                Dr. Eduardo Arnaut  
Cirurgião Plástico
http://www.clinica-plenna.com/    
PREENCHIMENTOS E ENXERTO DE GORDURA
Os sinais de envelhecimento facial ocorrem ao longo do tempo como resultado de muitos fatores, entre eles incluem a exposição solar prolongada, hereditariedade e estilo de vida. Um dos primeiros sinais de envelhecimento é a perda de volume de áreas da face e o aparecimento de linhas de expressão.

O tratamento com produtos de preenchimento possibilita amenizar rugas e restaurar a perda de volume de áreas como lábios, maçã do rosto, mento, nariz e cicatrizes. È um procedimento realizado geralmente no consultório e com anestesia local. Muitas vezes também, associado durante outras cirugias plástica.
Existem diversas substâncias utilizadas para preenchimento, e a principal diferença entre elas é a composição e a duração dos resultados.


Atualmente existem 2 categorias de preenchimentos:
Absorvíveis: Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é composto de um gel viscoso de mucopolissacarídeo que já existe no nosso tecido e não requer teste prévio. É o produto reabsorvível mais comumente usado no preenchimento facial e dura até 12 meses.

O Ácido Hialurônico é indicado no preenchimento facial para o tratamento de:
- Atenuação de rugas na face


- Atenuação de vincos em Sulcos nasogenianos (ex: bigode chinês)


- Aumento dos lábios


- Tratamento Rugas Glabelares


- Comissura Labial




Nomes Comerciais e Marcas de Ácido Hialurônico:

Restylane®



Perlane®



Juvederm®

Hylaform®

Esthélis®

Bioeno ®


Likomer ®


Como é o procedimento:
O procedimento com ácido hialurônico é realizado por um médico em consultório. Inicialmente aplica-se uma pomada anestésica no local ou faz-se um bloqueio anestésico intradérmico injetável. A aplicação da substância é feita com agulha muito fina na camada dérmica e a duração do procedimento é de 30 minutos e não impede de voltar ao trabalho em seguida.
Seu médico saberá qual é o melhor tipo de ácido hialurônico a ser feito em você.

Absorvíveis: Ácido L-Polilático
Para combater a flacidez do rosto, um dos tratamentos com substâncias injetáveis é o ácido Poli-L-Lático. É um produto sintético, ou seja, não tem origem animal, além disso, é uma substância biocompatível.
Este produto pode ser usado também para preencher cicatrizes.

Nome Comercial:
SCULPTRA®

QUANTO TEMPO AGE?
Os efeitos começam a ser notados depois do segundo mês de aplicação, esses efeitos duram em torno de 02 anos.

GRAU DE INTENSIDADE DA DOR:
Suportável, geralmente aplicados após a aplicação de anestésicos tópicos ou anestésicos locais.

QUANTIDADE DE SESSÕES NECESSÁRIAS:
Cada caso deve ser avaliado em particular, na grande maioria das vezes são necessárias duas ou três sessões com intervalos de 30 dias entre uma e outra.

CONTRA-INDICAÇÕES:
Gestantes



Não absorvíveis: Polimetilmetracrilato (PMMA)
É o produto não reabsorvível mais comumente usado no preenchimento facial.
O PMMA são microesferas de uma substância acrílica de 35-50 micra em metilcelulose. As partículas não são fagocitadas e não migram da região em que forem implantados; além disso, não causam nenhuma rejeição.
A metilcelulose, que é o veículo onde estão as partículas, é reabsorvida do local do implante em 10 dias após a aplicação. Nesse período a paciente pensa que o preenchedor desapareceu, mas logo em seguida as partículas acrílicas induzem a síntese de colágeno local, o que ocorre até 30 dias, época na qual a paciente vê que o volume reaparece na região do implante. Portanto, novas aplicações só devem ser repetidas após 40 dias.

Nomes Comerciais:
New Plastic® da Bioclinix


Metacril® da Nutricell


O PMMA é indicado no preenchimento facial para o tratamento de:
- Correção de rugas
- Correção de vincos em sulcos nasogenianos (ex: bigode chinês), comissura labial, glabela
- Aumento dos lábios.



Como é o procedimento:
É realizado por um médico com anestesia local sem precisar de internação. A injeção do produto é feita com microcânulas sem pontas, para evitar a lesão de vasos ou nervos.

O paciente pode sair do consultório e voltar às suas atividades normais.

Contra indicação:
- Processos infecciosos ou inflamatórios
- Gravidez e lactação
- Doenças autoimunes


Reações locais:
- Edema (inchaço) e vermelhidão local que desaparece em 48 horas;
- Pequenos hematomas que somem em 7 dias.


Cuidados pós aplicação:
- Compressas frias na região do implante;
- Evitar ingerir alimentos quentes nas primeiras 12 horas;
- Evitar exposição ao calor durante 3 dias

Complicações:
- Embolia: mesmo tendo-se o cuidado em usar microcânulas para sua aplicação, este produto pode embolizar (entupir) vasos, podendo trazer consequencias graves.
- Reações de Corpo Estranho Recentes e Tardias: muita atenção tem sido tomada para algumas reações inflamatórias  recentes ou tardias (até mesmo 8-9 anos após a aplicação), onde o mecanismo desencadeador ainda não esta bem esclarecido, deixando dúvidas sobre a real segurança da aplicação deste produto.

* A CLINICA PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA não realiza o preencimento com a substância POLIMETILMETACRILATO (PMMA), por haver ainda muitas controvérsias sobre o uso deste produto, acreditando haver a necessidade de mais estudos garantindo a segurança do uso imediata e futura  para seus pacientes.

 Dentre os materiais artificiais há uma tendência atual maior do uso de materias absorvíveis do que dos materiais não absorvíveis, pela ocorrência de diversas reações tardias em pacientes que foram submetidos a preenchimentos definitivos com o PMMA.


ENXERTO DE GORDURA

Atualmente há uma tendência mundial maior ao uso do enxerto de gordura, tanto para face, como para outras áreas do corpo como bumbum, depressões de culotes, cicatrizes deprimidas, "celulite" de graus mais avançados, do que ao uso de substâncias artificiais.
Esta tendência se da pelo fato que com as novas descobertas sobre as células troncos e seus benefícios, observou-se que no material resultante de uma lipoaspiração (tecido gorduroso), havia também células troncos. E hoje com o adequado tratamento e manipulação desta gordura, pode-se utiliza-la como material para preencher diversas partes do rosto e do corpo.
O enxerto de gordura já é utilizado a muito tempo, porém não se tinha o conhecimento destes benefícios relacionados as células tronco e seus fatores associados.


Os benefícios do enxerto de gordura em relação aos preenchimentos artificiais são:
- É uma substância do próprio corpo do paciente, não havendo portanto, riscos relacionados a rejeição do material.
- O enxerto é incorporado pela região preenchida, fazendo parte do organismo, não sendo absorvido totalmente.  Sabe-se que cerca de 40% a 60 % do volume aplicado do enxerto, poderão ser absorvidos dentro dos primeiros meses da cirurgia, onde o restante ficará de forma permanente na região.
- O resultado final é mais natural, pois o material utilizado faz parte do seu próprio organismo.
- O custo a longo prazo é mais compensador.


Como qualquer outra cirurgia ou preenchimento existem seus riscos, porém estes são pequenos:
- Infecção: como em qualquer tipo de procedimento, pode ocorrer após os preenchimentos, mas geralmente são controlados com medicação oral.
- Sangramento: Geralmente não chegam a ser de grande importância, por ser um procedimento que sangra muito pouco e na maiorira das vezes é limitado.
- Assimetrias: Como em qualquer tipo de preenchimentos, a assimetria é um fato que pode ocorrer após o procedimento. Estas assimetrias podem ser revisadas após um período de no mínimo de 4 a 6 meses após a cirurgia, período este em que o edema e a fibrose cicatricial encontram-se mais amenos.


* É importante salientar que, muitas vezes uma única aplicação do enxerto, é suficiente para obter-se o resultado desejado. Porém em alguns casos, principalmente quando o volume, tamanho final desejado for grande, será necessário mais que uma aplicação deste enxerto para conseguir chegar ao volume desejado.


Hoje de maneira geral utiliza-se os materiais artificiais para preenchimento de linhas de expressão finas da face, pequenas depressões cicatriciais, reservando o enxerto de gordura para áreas que necessitem de um maior volume.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gluteoplastia - Prótese de Glúteo para aumento do Bumbum

Dr. Eduardo Arnaut     
Cirurgião Plástico      

PRÓTESE DE GLÚTEO DE SILICONE PARA AUMENTO DO BUMBUM


A cirugia de implante de nádega é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo definir ou aumentar o tamanho e formato do bumbum. A região da nádega é uma das partes do corpo que não aumenta facilmente com exercícios físicos. Muitas vezes não só o tamanho, mas o formato do bumbum incomoda muitos pacientes.
As pessoas que desejam aumentar, elevar, ou melhorar o formato do bumbum, têm uma grande variedade de implantes para escolher. A decisão do formato e do tamanho dos implantes é feita em função dos desejos individuais de cada pessoa e de seu biotipo.  Sendo esta decisão guiada pela experiência pessoal do cirurgião plástico. Implantes de glúteo são muito suaves, macios, simulando bastante a consistência normal da região glútea, sendo mais firmes que as próteses de silicone utilizadas para o aumento das mamas.

1 - Prótese de glúteo oval de superfície lisa
2 - Prótese de glúteo redonda superfície lisa
3 - Prótese de glúteo oval texturizada


A única fabricante brasileira de prótese glútea é a empresa Silimed, que oferece três tipos mais importantes de silicone, indicados conforme o caso. O tipo de prótese para cada paciente irá variar conforme o formato e tamanho do bumbum e do corpo.
Qualquer pessoa em  condições normais de saúde, pode ser um candidato para cirurgia de gluteoplastia.
Os implantes são colocados em cada área da nádega através de uma incisão única, localizada no sulco interglúteo. 
As próteses ficam posicionadas dentro do músculo glúteo máximo, posicionadas de tal forma, a proporcionar um efeito cosmético mais natural possível.
Geralmente utiliza-se anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.
A incisão feita para a introdução dos implantes, tem cerca de 7 cm de comprimento e localiza-se entre as nádegas, no sulco interglúteo.

Através desta incisão entra-se dentro do músculo da nádega (músculo glúteo máximo), onde cria-se um espaço suficiente para caber o implante.
A prótese é então, inserida dentro do músculo glúteo máximo. Repete-se os mesmos procedimentos para o outro lado.
Ambos os lados são cuidadosamente examinados para assegurar que os resultados pareçam naturais e simétricos.
Fecha-se a incisão com pontos absorvíveis, introduz-se um dreno e coloca-se o curativo na pele. Este curativo é colocado de maneira que forneça uma compressão nas nádegas, ajudando a reduzir o desconforto e o inchaço local.
 A duração do precedimento é em torno de  2 horas. O paciente permanecerá mais 1 hora na sala de recuperação, para depois então, ir para o quarto.
O paciente pode sentir-se muito desconfortável nos primeiros dias. É importante que tenha alguém por perto, pelo menos a noite, para ajudar a sair da cama, preparar refeições, etc.
No pós-operatório, o paciente usa a cinta modeladora durante 1 a 2  meses. 
Ele pode caminhar e ir ao banheiro normalmente. De qualquer forma, não deve sentar e, caso isso seja necessário, deve preferir superfícies duras que deixam a coluna ereta, para que não ocorra a abertura da cicatriz. Durante dez dias, a pessoa fica deitada de lado ou de costas, com travesseiros para evitar a compressão da prótese. A retomada lenta dos exercícios físicos só pode ocorrer após 2 meses.
Como esta a área operada do corpo está envolvida nas atividades habituais de andar, sentar e tantos outros movimentos, os pacientes podem sentir um pouco mais de dor durante o período de recuperação do que em outras cirurgias plásticas e o tempo de recuperação geralmente é um pouco mais prolongado.

Analgésicos e antiflamatórios normalmente são prescritos para ajudar com o desconforto, e em cerca de 5-7 dias o paciente já é capaz de movimentar-se mais confortavelmente.
Há geralmente pouco inchaço e hematoma após a gluteoplastia. As atividades físicas normalmente são liberadas dentro de 1 a 2 meses após a cirurgia.

Os riscos cirúrgicos apesar de raros, podem ser: infecção, hemorragia, danos musculares e/ou nervosos.

Não faça no seu bumbum
Silicone injetável: o procedimento é proibido, pois o líquido pode migrar para outras regiões do corpo (coxas, joelhos e tornozelos), entrando nas articulações e causando inflamações e siliconomas (nódulos). Além disso, pode ocorrer um processo de defesa do próprio corpo chamado fístula, quando o organismo tenta expulsar o conteúdo por alguma cavidade, drenando o silicone.

Bioplastia: não é indicada para aumento dos glúteos, pois o produto injetado não oferece chance de retirada sem seqüelas, podendo formar nódulos, fístula e inflamações.


Lipoaspiração - Lipoescultura associada ao enxerto de grodura
Em alguns casos associa-se a lipoescultura com exnerto de gordura, para realçar e definir melhor a área do bumum, principalmente usado para corrigir alterações fora das regiões onde a prótese é colocada.

Perguntas mais frequentes sobre a prótese de bumbum:

Para quem esta indicado?
Toda a pessoa jovem que tem a nádega pouco desenvolvida pode se beneficiar com a prótese glútea.
Para aqueles que já tiveram nádegas bonitas quando jovem mas, que por causa da vida sedentária, viram o seu bumbum atrofiar-se, perder a forma. A melhor maneira de modelar, dar firmeza, e arredondar conseguindo uma projeção sensual e jovial, é através da prótese glútea.


É preciso usar dreno na gluteoplastia?: A drenagem é necessária para evitar coleções liquidas na incisão, e é mantido por 48horas.


Quanto tempo de internação?:  O paciente sai da clinica em 24hs podendo realizar viagens em carro ou avião

Como é a primeira semana Pós Cirurgia ?: Após retornar à sua casa, a primeira semana o paciente deve manter repouso relativo.
Não é necessário repouso no leito, podendo caminhar e sentar ainda com um pequeno desconforto.
A maior parte dos pacientes consegue entre o quinto e sexto dia fazer pequenos passeios, sair para jantar, etc.

Como é o retorno às atividades?: A maior parte dos pacientes consegue voltar ao trabalho em torno de dez dias, nesse dia o paciente já pode guiar carros e voltar a um atividade de trabalho que não exija grande esforço físico.

Tempo de durabilidade das próteses de glúteo ?: As próteses fabricadas nos anos 80 duravam entre 10 à 15 anos. As próteses fabricadas atualmente tem previsão de durabilidade de cerca de 20 anos, ou mais.

Como vou fazer para sentar?: Não se senta sobre a prótese, uma vez que ela é localizada nos 2/3 superiores da nádega e o peso do corpo na posição sentada é descarregado sobre o terço inferior.

Cuidados a longo prazo?: Nenhum cuidado especial é necessário com as próteses à longo prazo. O acompanhamento da condição das próteses, pode ser feito através de uma simples avaliação por ultra-sonografia, um exame bastante barato, realizado em todas as cidades de porte médio do país.

Vou ter alguma interferência na vida pessoal?: Não há restrição física após a recuperação, que dura cerca de dois meses. Ginástica de qualquer espécie e , qualquer atividade de esporte pode ser feita a partir de dois meses, incluindo ski, andar a cavalos, esportes radicais, mesmo aqueles onde é previsto quedas.

Injeções nos glúteos?: É contra indicada a injeção intramuscular enquanto se usar a prótese glútea. Porem, é importante lembrar, que não existe nenhuma injeção que deva ser dada ao paciente em estado inconsciente quando da sua chegada à uma unidade de emergência, uma vez que todo tipo de injeção para esse paciente deve ser intravenosa.

Naturalidade dos resultados?: A naturalidade dos resultados, que tamanho que muitas pacientes casadas escondem ate mesmo do marido que tem prótese, alegando terem feito enxertia de gordura, é muito difícil palpar a prótese e mais ainda é difícil “vê-la”.


Quais são os tipos de próteses de glúteo existentes?: A única técnica aconselhada para todos os casos de cirurgia estética é a de colocação da prótese dentro do músculo. Essa técnica só deve ser usada em prótese lisa, que pode ser redonda ou oval. As próteses redondas projetam mais o bumbum, e as próteses ovais são mais usadas para modelar e preencher. O tamanho das próteses variam de 180 até 350ml.

Há a possibilidade de associação com outras cirurgias?: Nenhuma operação da parte da frente do corpo deve ser realizada junto com a prótese glútea, exceto lipoaspirações de pequena monta. Plástica de mama e lifting de mama ou abdômen são contra indicados.
É possível associar cirurgia de lifting glúteo, lipoaspiração, lipoescultura, tratamento de retrações glúteas ou ate mesmo enxertar gordura para ajudar a finalizar a modelagem.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cirurgia Plástica e o Verão !!!

Dr. Eduardo Arnaut       
Cirurgião Plástico         
Clínica Plenna - Florianópolis












Com a proximidade do verão as pacientes que irão se submeter ou já fizeram uma cirurgia plástica, perguntam bastante sobre quando é que elas poderão tomar sol após a cirurgia. Muitas acham que não poderão fazer a cirurgia plástica no verão, pois terão que ficar afastadas dos raios solares durante toda esta estação. Os cuidados pós operatórios são os mesmos durante todas as estações do ano, o que difere no verão é que, por ser uma estação em que as pessoas usam trajes, roupas que expoem mais o corpo ao sol, deve-se tomar mais cuidados com esta exposição, nas áreas operadas.
O que oriento sempre a todas as pacientes, independente da estação do ano, é que a cicatriz resultante de uma cirurgia plástica, independente qual for, deverá ficar protegida do sol durante pelo menos 1 ano após a cirurgia. Neste período de 1 ano o processo cicatricial esta em plena atividade, podendo haver discromias, ou seja alterações na coloração da cicatriz em relação a pele normal circunjacente.
Isto não implica que a paciente deverá ficar afastada do sol durante este ano, mas sim, apenas a área da cicatriz deverá ser protegida contra o sol, seja com bloqueio físico como roupas, trajes de banho, fitas adesivas (micropore R), ou com bloqueio químico proporcionado pelos protetores solares. Quando usar protetores solares, estes deverão ser repetidos com frequencia, pois com o passar das horas vão perdendo o efeito protetor.

O tempo necessário para tomar sol após uma cirurgia plástica depende de vários fatores:
- Equimose (manchas roxas) que podem surgir após qualquer cirurgia plástica, mais comumente após a lipoaspiração ou lipoescultura, deverão ficar protegidas do sol. Estas manchas desaparecem em torno de 2 a 3 semanas, dependendo do tamanho inicial dos roxos. Quando não estiver mais com equimoses a paciente poderá tomar sol sobre a área sem problema, esta prevenção é pelo fato que os raios solares podem reagir com os pigmentos contidos dentro das hemáceas, que são as responsáveis pela coloração escura dos roxos, pigmentando a pele da região.
- Edema (inchaço) pós cirúrgico depende muito de paciente a paciente e também do tipo de cirurgia feita. Na maioria dos casos o edema regride substancialmente após 3 a 4 semanas da cirurgia. Recomenda-se aguardar pelo menos este período em que o edema é mais intenso, para tomar sol diretamente sobre as áreas inchadas.
- A intensidade de horas de exposição solar também é um fator muito importante, onde pequenas exposições, em horários de menor intensidade solar, com trajes adequados, poderão ser totalmente compatíveis mesmo no início do pós operatório. O que não é permitido é a exposição solar intensa, por períodos longos, logo após a cirurgia, pois as regiões que ja estão inchadas poderão ficar ainda mais edemaciadas, causando desconforto ao paciente.

Algumas cirurgia plásticas são de fácil cuidado para você poder passear ao ar livre durante o dia, ou até mesmo ir a praia, por exemplo:
- Blefaroplastia: Quando se opera as pálpebras, deve-se proteger a área operada com o uso de óculos escuros que tenham proteção contra os raios ultravioleta e chapéis ou bonés. Estes protegerão as cicatrizes contidas nas pálpebras.
- Mamoplastia ou Cirurgia de aumento do seio com Prótese de Silicone: as cicatrizes poderão ficar protegidas com o sutiã do biquine ou camiseta, cangas.
- Abdominoplastia ou Lipoabdominoplastia: pode-se proteger as cicatriz com a calcinha do biquine ou short.
E assim por diante, para cada tipo de cirurgia, você deverá procurar tampar as cicatrizes para que o sol não incida diretamente sobre elas.

* Lembre-se:
   - Não tenha pressa em voltar as atitidades que envolva exposição solar.
   - De uma maneira geral você terá que se programar para ficar afastada do sol, durante 3 a 4 semanas da cirurgia.
   - Você não pode pegar sol nas áreas roxas (equimoses).
   - Você não pode pegar sol nas cicatrizes durante pelo menos 1 ano.
   - Passe sempre protetor solar e com frequencia.
   - Tenha moderação na exposição solar enquanto estiver ainda com edemas (inchaços)
   - Todos estes cuidados valem para todas as estações do ano, não sendo exclusivo do verão.   

Verão não é um impeditivo para realizar uma cirurgia plástica, desde que se tome os cuidados devidos contra a exposição solar e principalmente que tenha moderação nas primeiras semanas de pós operatório.


Passe sempre protetor solar!!!

Cirurgia de Prótese de Glúteo para aumento do Bumbum.

     Dr. Eduardo Arnaut      
      Cirurgião Plástico       









PERGUNTAS MAIS FREQUENTES FEITAS POR QUEM REALIZOU OU DESEJA FAZER A CIRURGIA DE AUMENTO DO BUMBUM COM IMPLANTES DE SILICONE


1- QUANTO TEMPO DEMORA A CIRURGIA DE IMPLANTE DE NÁDEGA ?
- De modo geral, depende do tipo e extensão do procedimento. Se você associar a cirurgia de implante de nádega com a lipoescultura,  cada procedimento demorará entre uma a duas horas.

2- SE EU ESTIVE VISITANDO A CIDADE, QUANTO TEMPO DEVO PERMANECER APÓS A CIRURGIA, ANTES DE PARTIR ?
- Como qualquer tipo de cirurgia de implante, você deve permanecer 1-2 dias para sua recuperação após a cirurgia. Seu médico irá aconselhá-lo se houver uma mudança neste período de espera.

3- LI SOBRE PACOTES DE FÉRIAS, SOBRETUDO OS BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA DE IMPLANTES GLÚTEOS ENQUANTO ESTOU DE FÉRIAS, ESTE TIPO DE MEDICINA É SEGURO ?
- Absolutamente não! Qualquer cirurgião que faça publicidade ou promova que você deva fazer umas "férias cirúrgicas", não está sendo sincero, e de fato, como foi recentemente debatido ASPS (American Sociedade de Cirurgia Plástica), poderia colocar sua saúde em perigo. Os fatos são claros neste ponto. A Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) que é a organização líder dos Estados Unidos, composto pelo conselho que certifica os cirurgiões plásticos especializados em cirurgia plástica,  é contra esta prática e não a recomenda. http://www.surgery.org/

4- ONDE VAI SER REALIZADA A OPEREAÇÃO ?
- As operações são realizadas a nível hospitalar, com centro de cirurgia devidamente equipado para oferecer todo conforto e segurança para o procedimento. As cirurgias da Clínica Plenna são realizadas no HOSPITAL DA PLÁSTICA de Santa Catarina, hospital que atende aos mais altos padrões de atendimento e segurança.

5- QUAIS EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS SÃO NECESSÁRIOS ANTES DA MINHA CIRURGIA ?
- Seu médico irá aconselhá-lo nesse sentido durante a sua consulta, solicitando os exames necessários para cada situação. Geralmente os exames solicitados são Rx-Tórax, Eletrocardiograma, exames de sangue e urina, bem como um teste de gravidez para as mulheres.


6 - VAI DOER ?
- Durante o procedimento, nossa equipe de anestesia irá assegurar que você estará confortável, não sentindo dor. Você estará dormindo durante todo o procedimento. Isso será discutido com você em detalhes durante a consulta inicial. Após a cirurgia, qualquer dor ou desconforto que poderá ocorrer, será controlada através de medicação e geralmente desaparecem dentro de uma questão de dias.

7- QUANTO POSSO COMEÇAR A VOLTAR AO TRABALHO ?
- Depende muito do procedimento específico, e do indivíduo. Alguns pacientes toleram procedimentos cirúrgicos melhor do que outros. Mas, em média, a maioria dos pacientes estão de volta ao trabalho dentro de uma semana ou dez dias. O seu cirurgião irá aconselhá-lo sobre o tempo que você precisa e pode dar-lhe orientação sobre a quantidade de tempo que você estará longe do seu local de trabalho. Se surgirem complicações, um tempo suplementar longe do trabalho será necessário.

8- QUANDO TEMPO TEREI QUE ESPERAR PARA VER O RESULTADO FINAL ?
- Algumas pessoas se recuperam mais facilmente, enquanto outros não. Geralmente haverá edema e algumas equimoses após a cirurgia. Ambos desaparecem habitualmente dentro de uma a duas semanas. O resultado final ideal, geralmente podem ser apreciado em alguns meses após a cirurgia. No início, você pode se sentir um pouco desconfortável após a cirurgia de implante de nádega, e será aconselhada a não sentar-se até as suturas estarem totalmente cicatrizadas.  Na maioria dos casos, você terá que descansar ou  dormir de barriga para baixo,  deixando a região da cicatriz no bubum cicatrizar sem tensão.  Depois de uma semana (aproximadamente), você será capaz de sentar-se confortavelmente, mas no início pode ficar a impressão de estar sentando em cima de um estofamento. Esta sensação fica mais na região superior da nádega, apesar desta região não ser responsável pelo peso do corpo quando se senta.  O implante de silicone glúteo é colocado dentro do músculo glúteo máximo, localizando-se mais superiromente das regiões usadas comumente para sentarmos. Ao sentarmos usamos mais as partes superiores das coxas, sendo a região onde a maior parte do peso do corpo é distribuido ao sentarmos. É improvável que você realmente nunca sente-se sobre o implante. Você deverá usar uma malha de compressão pós cirúrgica durante 2 a 3 semanas. Caso você associe a cirurgia de implante, uma lipoescultura, você terá que usar esta malha por mais tempo, entorno de 2-3 meses.

9- HAVERÁ CICATRIZES?
- Sim, mas elas provavelmente não serão perceptíveis. O seu cirurgião irá fazer todos os esforços para fazer incisões do menor tamanho possível e tentar escondê-las nas linhas de dobras naturais da pele. As cicatrizes irão desaparecer com o tempo e tornar-se quase imperceptível. A cicatriz resultande da cirurgia tem entorno de 7 cm, e esta localizada no sulco interglúteo, não sendo aparente quando você estiver de pé. Esta cicatriz fica totalmente escondida sobre os trajes de banho.

10- QUAIS SÃO OS RISCOS E COMPLICAÇÕES?
- Tal como com qualquer operação, existem certos riscos. Os riscos mais comuns incluem hemorragia, infecção e cicatrizes inestéticas. Embora estes eventos são geralmente pouco frequentes, por vezes, podem ocorrer. Estes riscos serão discutidos com você durante a consulta pré-operatória. Outras complicações que podem ocorrer são: contratura capsular, ou perda de alguma sensação da região glútea. Contratura capsular é uma condição que pode ocorrer quando o tecido conjuntivo cicatricial ao redor do implante, se torna mais fibroso, causando dureza ao implante, podem tornar-se aparente ou restringir os movimentos.  Contratura capsular ocorre raramente, mas em casos graves pode resultar na remoção e / ou substituição do implante.

11- QUANTO CUSTA?
- Os preços para a cirurgia de implante variam de cirurgião para cirurgião, dependendo da localização. Além disso, nos casos em que for feito lipoescultura com ou sem enxertos de gorduras, os custos aumentam. Você receberá uma cotação de preço específico durante a sua visita de consulta. Nossa equipe está sempre disposta a discutir esses assuntos com você em mais detalhes.



12- SE EU ESTOU INFELIZ COM MEUS RESULTADOS, SEREI COBRADA PARA FAZER UMA CIRURGIA REVISONAL ?
- Os cirurgiões deste site darão o seu melhor para proporcionar os melhor resultados para você. Infelizmente, nenhuma garantia pode ser dada. Ocasionalmente, alguns pacientes não ficarão satisfeitos e poderá necessitar uma operação revisional para corrigir um resultado indesejável. Se isso ocorrer, normalmente não há custo para os serviços profissionais do cirurgião, mas honorários de anestesiologia, hospital, centro cirúrgico e quaisquer outras despesas acessórias são da responsabilidade do paciente. Se esta situação ocorrer, você deverá discutir o resultado cirúrgico com o médico.

13- O IMPLANTE DE SILICONE USADO PARA AUMENTO DO BUMBUM PODE TER VAZAMENTO OU RUPTURA?
- Geralmente não. Implantes Glúteos são geralmente feitos com um  gel altamente coesivo de silicone, portanto não há líquido dentro deles.

Para maiores informações ou para tirar suas dúvidas mande-as para Clínica Plenna, que teremos o maior prazer em responder-las.