quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cisto Sebáceo : Causas e Tratamentos

 

PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...

Os cistos sebáceos ou epidermóides são pequenas protuberâncias que se desenvolvem logo abaixo da pele do rosto, pescoço, tronco e por vezes na sua área genital. Eles são de crescimento lento e, muitas vezes indolor.

A maioria dos cistos sebáceos não causam problemas ou precisam de tratamento. Mas se eles são uma preocupação estética ou se tornam infectados, então a remoção cirúrgica está indicada.

Os cistos sebáceos são quase sempre benignos, mas em casos raros, podem dar origem a cânceres da pele. Porque isso ocorre muito raramente, os cistos sebáceos geralmente não são biopsiados a menos que tenham características peculiares, que sugiram um problema mais sério.
 
SINTOMAS
 
Os cistos sebáceos:
São redondos ou pequenas saliências que são fáceis de mover com os dedos

São geralmente de cor branca ou amarela, embora as pessoas com pele mais escura possam ter cistos pigmentados.

Variam de alguns milímetros a 5cm de diâmetro.

Podem ocorrer em quase qualquer parte de seu corpo, incluindo as unhas, mas são encontrados com mais freqüência no rosto, tronco e pescoço.

Às vezes um cisto sebáceo apresenta uma abertura central - o remanescente de um folículo piloso a partir do qual o cisto é formado originalmente - que é ligado por um pequeno cravo. Você pode ser capaz de espremer para fora um material, que se assemelha a um queijo, através desta abertura mas, por causa do risco de infecção e cicatriz, é melhor deixar isso para o seu médico.

Milia - são pequenas bolinhas profundas que nunca parecem vir à superfície de sua pele - são diminutos cistos sebáceos. Elas são especialmente comum em mulheres mais velhas e homens com os dano solar significativo sobre suas bochechas e têmporas. Elas também podem ser causadas ou agravadas pelo uso a longo prazo de cremes à base de óleo ou cosméticos.

Sinais e sintomas de infecção, que pode ocorrer ocasionalmente, incluem:

          Drenagem de um material espesso amarelo do cisto, que pode ter um odor estranho, desagradável

          Vermelhidão, inchaço e sensibilidade ao redor do cisto


Uma condição semelhante no couro cabeludo:

Às vezes você pode desenvolver uma pequena protuberância em seu couro cabeludo que se parece com um cisto sebáceo. Estas são quase sempre cistos pilares ou triquilemal, que normalmente têm paredes mais espessas do que o cisto sebáceo e quase sempre movem-se livremente sob a pele. O revestimento deste tipo de cisto é um pouco diferente do de um cisto sebáceo, mas o tratamento é o mesmo.

Quando consultar um médico

A maioria dos cistos sébaceos não são prejudiciais, mas você pode querer remove-los por razões estéticas.

 Consulte o seu médico se você tem um cisto que:

                 Cresce rapidamente

                  Sofre rupturas

                  Torna-se doloroso

                  Ocorre em um local em que a pele está sempre irritada.

                  Traz incômodo estético


    CAUSAS

A superfície da pele (epiderme) é composta de uma finíssima camada protetora de células.
A maioria dos cistos sebáceos se forma quando as células da superfície, em vez de despreenderem com a esfoliação natural da pele,vão mais fundo em sua pele e se multiplicam. Na maioria das vezes, isso ocorre em áreas onde há pequenos folículos pilosos e as glândulas de óleo são maiores (glândulas sebáceas), tal como o seu rosto, pescoço, costas, parte superior do tronco e na virilha.
As células epidérmicas formam as paredes do cisto e, em seguida secretam a proteína queratina para o seu interior. A queratina é uma substância espessa, amarelada, que às vezes drena do cisto.

Vários fatores podem levar a essa proliferação anormal de células, incluindo:

Danos a um folículo piloso. Cada cabelo cresce a partir de um folículo, uma pequena bolsa de pele modificada na derme, a camada de pele abaixo da epiderme. Folículos danificados por lesões, como escoriações ou feridas, podem ficar bloqueados por células da superfície.

Glândulas sebáceas rompidas. Localizadas um pouco acima dos folículos pilosos, glândulas sebáceas produzem sebo, o óleo que lubrifica a pele e cabelo. Estas glândulas são facilmente rompidas por condições inflamatórias da pele, especialmente a acne, fazendo-lhes um local provável para o cisto sebáceo.

Defeito de desenvolvimento. cistos sebáceos podem começar em um feto em desenvolvimento, quando as células destinadas a formar a pele, cabelos ou unhas tornam-se presas em células formadoras de outros tecidos.

Hereditariedade. Cistos epidermóides podem se desenvolver em pessoas com a síndrome de Gardner, uma desordem genética rara que causa tumores no cólon, ou síndrome do nevo basocelular,uma doença hereditária que leva a vários defeitos graves.


OS FATORES DE RISCO

Qualquer um pode desenvolver um ou mais cistos sebáceos, mas alguns fatores tornam mais fácil o seu aparecimento:

Puberdade - Embora possam ocorrer em qualquer idade, cistos sebáceos raramente aparecem antes da puberdade.


Sexo masculino - Os homens são mais propensos a ter o cisto sebáceo.


História de acne -  Cistos sebáceos são especialmente comum em pessoas que tiveram acne.


Exposição ao sol significativa - A milia ocorre frequentemente em homens e mulheres com uma longa história de exposição ao sol.


Lesões na pele -  Qualquer trauma ou prejuízo para a sua pele aumenta o risco de um cisto sebáceo.


COMPLICAÇÕES

Em casos raros, cistos sebáceos podem dar origem a câncer de pele. Porque isso ocorre muito raramente, os cistos sebáceos geralmente não são biopsiados a menos que sejam sólidos, imóveis, infectados ou que tenham outras características incomuns, que sugiram um problema mais sério. Além do câncer, outras complicações incluem:

Inflamação. Cistos epidermóides podem tornar-se moles e inchados, mesmo se eles não estiverem infectados. Cistos inflamados são difíceis de remover, e seu médico deverá adiar tratá-los até o desaparecimento da inflamação.

Ruptura. Um cisto rompido muitas vezes leva a um abcesso que requer tratamento imediato.

Infecção. Cisto sebáceo pode ser infectado, espontaneamente ou após uma ruptura.


DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do cisto sebáceo é feito com o exame físico e em geral dispensa outros exames.

O que você pode fazer antes da consulta.

No período que antecede a sua consulta para o diagnóstico,você deve resistir à tentação de tentar espremer o cisto, pois isso poderá levar à infecção, manchas e cicatrizes. O seu médico será capaz de cuidar do cisto com o menor risco de cicatrizes e infecções.

  TRATAMENTO

Cistos que não causam problemas estéticos ou funcionais normalmente são deixados sozinhos. Quando o cisto está inflamado, infectado ou com ruptura, essas são as opções de tratamento existentes:


Injeções de corticosteróides. O seu médico pode injetar corticóide no cisto inflamado para ajudar a reduzir a inflamação, antes de realizar o procedimento definitivo.

Incisão e drenagem. Neste procedimento, o médico faz um pequeno corte no cisto e retira o conteúdo. Embora a incisão e drenagem seja relativamente fácil e rápida, os cistos muitas vezes reaparecem após o tratamento.

A excisão total. Esta técnica cirúrgica remove o cisto inteiro e assim evita a recorrência. A excisão é mais eficaz quando o cisto não estiver inflamado. Seu médico pode recomendar primeiramente tratar a inflamação com antibióticos, corticóides, ou a incisão e drenagem e, em seguida, esperarpara realizar a retirada do cisto de 4 a 6 semanas após resolvida a inflamação. A excisão total requer suturas. Seu médico irá remover as suturas no rosto dentro de uma semana ou mais de excisão total do cisto, e removerá as suturas em outras partes do seu corpo dentro de 1-2 semanas.

Excisão com cicatriz mínima .  Esta técnica é uma excisão total que remove a parede do cisto inteira, mas provoca mínimas cicatrizes. Durante o procedimento, o médico faz uma pequena incisão no cisto, retira o o conteúdo, e, em seguida, remove a parede do cisto através da incisão. É feita uma pequena sutura que será retirada posteriormente. Esta é a técnica que costumamos utilizar em nossos pacientes.


PREVENÇÃO

Não há nenhuma maneira real para impedir a formação de cistos epidermóides, mas evitando a exposição excessiva ao sol e o usando  produtos de higiene e cosméticos livres de óleo pode-se ajudar a prevenir a milia. Para evitar cicatrizes e infecções, não tente espremer os cistos.