quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aumento de bumbum com enxerto de gordura: é possível?

Plenna Cirurgia Plástica - Uma nova forma de ser você



Dr. Eduardo Arnaut - CRM 8587
Cirurgião Plástico  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Com o advento da lipoaspiração já estamos acostumados a ver grandes transformações no contorno corporal das pacientes que se submetem a este procedimento. Mas a lipoaspiração atual, não se trata apenas da retirada de gordura de determinada parte do corpo e sim de uma remodelação corporal.

A lipoescultura, como é conhecida a técnica que se baseia no aproveitamento da gordura retirada através da lipoaspiração, permite a correção de defeitos causados pela atrofia gordurosa e uma modelagem corporal mais agradável.

Quem é a paciente candidata a aumento do glúteo com lipoenxertia?
Para que se consiga uma quantidade satisfatória de gordura capaz de  proporcionar um real aumento ou remodelagem da região glútea é preciso que a paciente seja candidata a uma lipoaspiração. Em média será necessária a retirada de cerca de 1 a 1,5 l de gordura para que, depois de ser processada para o uso, tenhamos cerca de 400 a 600 ml de gordura pronta para o procedimento de injeção.

Como é colocada essa gordura?
A gordura retirada passa por um processo de preparo antes da sua injeção. A injeção é feita no glúteo com o uso de cânulas, através dos mesmos orifícios utilizados na lipoaspiração. O enxerto da gordura é feito em várias camadas, envolvendo o subcutâneo e o músculo, para que seja maior a sua chance de integração.

E o que acontece depois? Essa gordura é reabsorvida com o tempo?
Após a colocação da gordura ela deverá ser recebida pelo local do implante, no caso a região glútea. Esse processo consiste na formação de novos vasos conectando as células de gordura ao tecido ao redor dela. Uma parte do material enxertado não passará por este processo e será então reabsorvida pelo organismo.

Espera-se que em torno de 50 a 60% da gordura enxertada  adapte-se ao novo local e passe a ser permanente nesta região. Isso quer dizer que a pós o período inicial de integração, que gira em torno de 3 a 6 meses, a quantidade de gordura que permanecer será definitiva. Essa gordura sofrerá oscilações normais  de peso, como todo o restante do corpo.

E posso esperar mesmo um aumento do glúteo com este procedimento?
O resultado é variável, pois como já comentei, parte da gordura será inicialmente absorvida, mas sim o resultado alcançado muitas vezes pode se assemelhar a uma prótese de glúteo. Para se ter ideia, o volume habitual de uma prótese de glúteo é em torno de 300 a 350 ml , o que pode muitas vezes ser alcançado pela lipoenxertia mesmo após a reabsorção de parte da gordura. Quando estamos tratando de grandes atrofias glúteas ou depressões importantes (seqüelas de infecções, injeções na infância), pode ser necessária a repetição da lipoenxertia na tentativa de alcançarmos um bom resultado.

É sempre importante ter em mente que em qualquer cirurgia plástica os resultados devem ser realistas e compatíveis com o corpo de cada paciente. O seu cirurgião saberá discutir com você a sua indicação e a possibilidade do resultado a ser alcançado.

Cuidados apos o aumento glúteo com gordura
Em geral os cuidados são os mesmos de uma lipoaspiração, exceto que não está indicada a drenagem linfática. Para não interferir e aumentar a possibilidade de reabsorção da gordura.

A posição sentada é permitida desde o pós–operatório inicial e não interfere no resultado.

Devem ser evitadas atividades físicas que movimentem muito a região glútea, pelo menos por cerca de 30 dias, para melhor adaptação do enxerto de gordura.

Quando não esta indicada o aumento do bumbum com o uso  de gordura?
Como falei antes, é preciso que a paciente tenha uma boa quantidade de gordura a ser retirada através de uma lipoaspiração e seja candidata a este procedimento. Se o seu cirurgião avaliar que não há indicação da lipoaspiração ou caso não seja esta a sua vontade poderá ser realizada a colocação de uma prótese de glúteo.

No nosso blog tem um post bem interessante sobre a prótese de glúteo, confira no link http://goo.gl/huCPg.














2 comentários:

  1. Dr meu enxerto ficou duro e dói bastante fazem seis dias desde a cirurgia é normal?ah e ficou vermelho também onde esta duro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas, por recomendação do Conselho Federal de Medicina não podemos fazer consulta por meio de telefone, email, internet.

      O mais recomendado é sempre procurar seu médico assistente.

      O blog tem um objetivo educativo.

      Uma das complicações que sempre deve ser pensada após qualquer procedimento cirúrgico é a infecção.

      Sintomas como vermelhidão, dor e calor podem ser de infecção, a consulta e o exame clínico é fundamental para realizar o diagnóstico.

      Excluir