segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Preenchimentos e o Enxerto de Gordura

                Dr. Eduardo Arnaut  
Cirurgião Plástico
http://www.clinica-plenna.com/    
PREENCHIMENTOS E ENXERTO DE GORDURA
Os sinais de envelhecimento facial ocorrem ao longo do tempo como resultado de muitos fatores, entre eles incluem a exposição solar prolongada, hereditariedade e estilo de vida. Um dos primeiros sinais de envelhecimento é a perda de volume de áreas da face e o aparecimento de linhas de expressão.

O tratamento com produtos de preenchimento possibilita amenizar rugas e restaurar a perda de volume de áreas como lábios, maçã do rosto, mento, nariz e cicatrizes. È um procedimento realizado geralmente no consultório e com anestesia local. Muitas vezes também, associado durante outras cirugias plástica.
Existem diversas substâncias utilizadas para preenchimento, e a principal diferença entre elas é a composição e a duração dos resultados.


Atualmente existem 2 categorias de preenchimentos:
Absorvíveis: Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é composto de um gel viscoso de mucopolissacarídeo que já existe no nosso tecido e não requer teste prévio. É o produto reabsorvível mais comumente usado no preenchimento facial e dura até 12 meses.

O Ácido Hialurônico é indicado no preenchimento facial para o tratamento de:
- Atenuação de rugas na face


- Atenuação de vincos em Sulcos nasogenianos (ex: bigode chinês)


- Aumento dos lábios


- Tratamento Rugas Glabelares


- Comissura Labial




Nomes Comerciais e Marcas de Ácido Hialurônico:

Restylane®



Perlane®



Juvederm®

Hylaform®

Esthélis®

Bioeno ®


Likomer ®


Como é o procedimento:
O procedimento com ácido hialurônico é realizado por um médico em consultório. Inicialmente aplica-se uma pomada anestésica no local ou faz-se um bloqueio anestésico intradérmico injetável. A aplicação da substância é feita com agulha muito fina na camada dérmica e a duração do procedimento é de 30 minutos e não impede de voltar ao trabalho em seguida.
Seu médico saberá qual é o melhor tipo de ácido hialurônico a ser feito em você.

Absorvíveis: Ácido L-Polilático
Para combater a flacidez do rosto, um dos tratamentos com substâncias injetáveis é o ácido Poli-L-Lático. É um produto sintético, ou seja, não tem origem animal, além disso, é uma substância biocompatível.
Este produto pode ser usado também para preencher cicatrizes.

Nome Comercial:
SCULPTRA®

QUANTO TEMPO AGE?
Os efeitos começam a ser notados depois do segundo mês de aplicação, esses efeitos duram em torno de 02 anos.

GRAU DE INTENSIDADE DA DOR:
Suportável, geralmente aplicados após a aplicação de anestésicos tópicos ou anestésicos locais.

QUANTIDADE DE SESSÕES NECESSÁRIAS:
Cada caso deve ser avaliado em particular, na grande maioria das vezes são necessárias duas ou três sessões com intervalos de 30 dias entre uma e outra.

CONTRA-INDICAÇÕES:
Gestantes



Não absorvíveis: Polimetilmetracrilato (PMMA)
É o produto não reabsorvível mais comumente usado no preenchimento facial.
O PMMA são microesferas de uma substância acrílica de 35-50 micra em metilcelulose. As partículas não são fagocitadas e não migram da região em que forem implantados; além disso, não causam nenhuma rejeição.
A metilcelulose, que é o veículo onde estão as partículas, é reabsorvida do local do implante em 10 dias após a aplicação. Nesse período a paciente pensa que o preenchedor desapareceu, mas logo em seguida as partículas acrílicas induzem a síntese de colágeno local, o que ocorre até 30 dias, época na qual a paciente vê que o volume reaparece na região do implante. Portanto, novas aplicações só devem ser repetidas após 40 dias.

Nomes Comerciais:
New Plastic® da Bioclinix


Metacril® da Nutricell


O PMMA é indicado no preenchimento facial para o tratamento de:
- Correção de rugas
- Correção de vincos em sulcos nasogenianos (ex: bigode chinês), comissura labial, glabela
- Aumento dos lábios.



Como é o procedimento:
É realizado por um médico com anestesia local sem precisar de internação. A injeção do produto é feita com microcânulas sem pontas, para evitar a lesão de vasos ou nervos.

O paciente pode sair do consultório e voltar às suas atividades normais.

Contra indicação:
- Processos infecciosos ou inflamatórios
- Gravidez e lactação
- Doenças autoimunes


Reações locais:
- Edema (inchaço) e vermelhidão local que desaparece em 48 horas;
- Pequenos hematomas que somem em 7 dias.


Cuidados pós aplicação:
- Compressas frias na região do implante;
- Evitar ingerir alimentos quentes nas primeiras 12 horas;
- Evitar exposição ao calor durante 3 dias

Complicações:
- Embolia: mesmo tendo-se o cuidado em usar microcânulas para sua aplicação, este produto pode embolizar (entupir) vasos, podendo trazer consequencias graves.
- Reações de Corpo Estranho Recentes e Tardias: muita atenção tem sido tomada para algumas reações inflamatórias  recentes ou tardias (até mesmo 8-9 anos após a aplicação), onde o mecanismo desencadeador ainda não esta bem esclarecido, deixando dúvidas sobre a real segurança da aplicação deste produto.

* A CLINICA PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA não realiza o preencimento com a substância POLIMETILMETACRILATO (PMMA), por haver ainda muitas controvérsias sobre o uso deste produto, acreditando haver a necessidade de mais estudos garantindo a segurança do uso imediata e futura  para seus pacientes.

 Dentre os materiais artificiais há uma tendência atual maior do uso de materias absorvíveis do que dos materiais não absorvíveis, pela ocorrência de diversas reações tardias em pacientes que foram submetidos a preenchimentos definitivos com o PMMA.


ENXERTO DE GORDURA

Atualmente há uma tendência mundial maior ao uso do enxerto de gordura, tanto para face, como para outras áreas do corpo como bumbum, depressões de culotes, cicatrizes deprimidas, "celulite" de graus mais avançados, do que ao uso de substâncias artificiais.
Esta tendência se da pelo fato que com as novas descobertas sobre as células troncos e seus benefícios, observou-se que no material resultante de uma lipoaspiração (tecido gorduroso), havia também células troncos. E hoje com o adequado tratamento e manipulação desta gordura, pode-se utiliza-la como material para preencher diversas partes do rosto e do corpo.
O enxerto de gordura já é utilizado a muito tempo, porém não se tinha o conhecimento destes benefícios relacionados as células tronco e seus fatores associados.


Os benefícios do enxerto de gordura em relação aos preenchimentos artificiais são:
- É uma substância do próprio corpo do paciente, não havendo portanto, riscos relacionados a rejeição do material.
- O enxerto é incorporado pela região preenchida, fazendo parte do organismo, não sendo absorvido totalmente.  Sabe-se que cerca de 40% a 60 % do volume aplicado do enxerto, poderão ser absorvidos dentro dos primeiros meses da cirurgia, onde o restante ficará de forma permanente na região.
- O resultado final é mais natural, pois o material utilizado faz parte do seu próprio organismo.
- O custo a longo prazo é mais compensador.


Como qualquer outra cirurgia ou preenchimento existem seus riscos, porém estes são pequenos:
- Infecção: como em qualquer tipo de procedimento, pode ocorrer após os preenchimentos, mas geralmente são controlados com medicação oral.
- Sangramento: Geralmente não chegam a ser de grande importância, por ser um procedimento que sangra muito pouco e na maiorira das vezes é limitado.
- Assimetrias: Como em qualquer tipo de preenchimentos, a assimetria é um fato que pode ocorrer após o procedimento. Estas assimetrias podem ser revisadas após um período de no mínimo de 4 a 6 meses após a cirurgia, período este em que o edema e a fibrose cicatricial encontram-se mais amenos.


* É importante salientar que, muitas vezes uma única aplicação do enxerto, é suficiente para obter-se o resultado desejado. Porém em alguns casos, principalmente quando o volume, tamanho final desejado for grande, será necessário mais que uma aplicação deste enxerto para conseguir chegar ao volume desejado.


Hoje de maneira geral utiliza-se os materiais artificiais para preenchimento de linhas de expressão finas da face, pequenas depressões cicatriciais, reservando o enxerto de gordura para áreas que necessitem de um maior volume.

2 comentários:

  1. Fiz o encerto de gordura, no entanto não fiquei satisfeita com o resultado, fiquei com a bochecha muito grande. Gostaria de saber quanto tempo dura o efeito e se tem como reverter?

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana.
    O resultado definitivo após o um enxerto de gordura é alcançado em torno do sexto mês, o que pode variar para cada indivíduo. Após esse período parte da gordura já terá sido absorvida e a gordura que permaneceu será definitiva, variando apenas com as oscilações do peso.O ideal é conversar com o seu cirurgião a respeito do resultado e aguardar o tempo necessário para avaliar a necessidade de alguma intervenção. A redução do volume pode ser feita através de uma lipoaspiração.

    ResponderExcluir