sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lipoaspiração de Submento (Pescoço) ou Cervical














Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis - Brasil


Os ângulos faciais são muitos importantes para a definição de um contorno facial mais belo ou jovial. São os ângulos da face que nos chamam a atenção, na face de uma pessoa e sem perceber achamos uma pessoa mais bela ou jovem, influenciada dentre outros fatores, por estes ângulos faciais.
Em uma pessoa jovem, a face possui ângulos bem definidos, que com o decorrer da idade vão se apagando e diminuindo.
As regiões mandibulares e cervicais apresentam vários destes ângulos, que estão intimamente interligados para deixar a face com melhor definição.


Muitas pessoas estão satisfeitas com a aparência de seu pescoço, mas outras, jovens ou idosos, apresentam um desconforto estético com a região do pescoço (cervical). Alguns pacientes queixam-se de que seu pescoço parece muito gordo ou com falta de definição. A maioria refere-se ao problema como queixo duplo ou um "papinho". Isto pode causar muitas vezes, um grande desconforto estético e traumas psicológicos aos pacientes.
 
Várias condições podem levar a alterções do pescoço, que deixam-o com uma aparência menos graciosa e harmônica:

- Predisposição Genética: Existem pessoas que possuem geneticamente, uma maior predisposição a apresentar um acúmulo de gordura na região cervical (pescoço) e mandibular, a isto chamamos de lipodistrofia da região cervical. Mesmo sendo jovens e dentro do peso ideal, apresentam um apagamento dos ângulos, principalmente da região mandibular e cervical.


- Aumento de Peso: Pessoas com excesso de peso deixam de ter o rosto mais angulado, para terem uma face mais redonda, com apagamento destes ângulos, aparecendo um pescoço mais obtuso.


- Envelhecimento: Com a idade, a pele e o tecido subcutâneo (gordura) da região mandibular e cervical, podem sofrer uma queda, apagando a definição cervico-mandibular. O envelhecimento do pescoço é geralmente uma combinação de frouxidão muscular e cutânea, com algum excesso de gordura.

Esta figura mostra a diferença entre o triângulo facial jovial e senil.


Esta figura mostra o apagamento dos ângulos faciais e a menor definição com o envelhecimento.

- Retrognatia: É uma condição onde a pessoa tem a mandíbula recuada, diminuindo a projeção do queixo e da mandíbula, apagando o ângulo cervico-mandibular.


Um método simples e eficiente para melhorar o contorno facial e cervical é a lipoaspiração, com ou sem enxertia de gordura associado.
A lipoaspiração cervical é um dos procedimentos disponíveis dentre outros na cervicoplastia, ou cirurgias plásticas para a região do pescoço. A sua indicação isolada é apenas para pacientes que não possuam muita flacidez cutânea ou muscular da região cervical, apresentando mais excesso gorduroso da região do pescoço.
Muitas vezes, associa-se a lipoaspiração cervical com o lifting cervical, onde neste, é feito também o tratamento da musculatura platismal e retirada do excesso de pele.
 Desta maneira, pessoas que apresentam muita flacidez de pele ou muscular, possuindo bandas platismais, terão resultados pequenos ou ruins, quando submetidos somente a lipoaspiração do pescoço.

Excesso de pele com bandas platismais, caso sem indicação para a realização isolada da lipoaspiração cervical.

Como qualquer outra lipoaspiração, o resultado depende também do grau de retração da pele, após a retirada da gordura. Pacientes com pele mais firme, geralmente terão maior retração cutânea, com melhor resultado, ao contrário das pessoas que possuam uma flacidez cutânea maior.


Algumas perguntas frequentes  sobre a lipoaspiração cervical seguem abaixo:

- Como é feito a lipoaspiração de submento?
Introduz-se uma cânula de fino calibre (2-3 mm de diâmetro) em uma incisão na pele e com movimentos de vai e vem, retira-se o excesso de gordura com o mínimo de sangramento.


- Qual é o tipo de anestesia para a lipoaspiração de submento?
Geralmente usa-se a anestesia local com sedação. Sedação esta, realizada por um anestesiologista.

- Onde ficará a cicatriz da lipoaspiração?
Usa-se três incisões de 3-4 mm de tamanho, uma localizada na região do submento, e outras atrás dos lóbulos das orelhas.

- Quanto tempo dura o procedimento?
Normalmente dura cerca de 40 a 60 minutos.

- Quanto tempo de internação?
Após a recuperação anestésica, o paciente receberá a alta hospitalar, não necessitanto permanecer internada.

- Quando terei que tirar os pontos?
Dentro de 7 dias realiza-se a retirada dos 3 pontos.

- Terei que usar algum curativo?
Nos 2-3 primeiros dias após a cirurgia, você permanecerá com o curativo fechado, tendo o cuidado para não molha-lo. Após este período, pode-se retirar e ficar sem os curativos.

- Terei que usar alguma malha compressiva?
Na primeira semana após a cirurgia deve-se usar uma faixa compressiva na região cervical, procurando não retira-la. Após este período, pode-se usar a faixa de maneira alternada, usando-a mais em casa ou a noite e tirando-a quando for ao trabalho, estudo ou passeio, durante um período de pelo menos 1 mês.



- Terei que fazer drenagem linfática?
Geralmente o edema após a lipoaspiração do submento é pequeno, não havendo tanta necessidade da drenagem linfática. No entanto, com a drenagem o inchaço desaparecerá mais rapidamente.

- Terei alguma fibrose após a cirurgia ?
A fibrose é o resultado normal de qualquer processo cicatricial. Como em qualquer outra lipoaspiração, após a retirada do tecido de gordura, ficará um espaço vazio, antes preenchido pelo tecido gorduroso. Este espaço será reparado com uma cicatriz ou seja um tecido fibroso. Este tecido no ínicio será mais intenso, mas com o decorrer do tempo (4-6 meses) irá sendo remodelado e deixará de ser notado pelo paciente.




Lipoaspiração com a retirada de gordura, resultando em um espaço vazio no subcutâneo, logo após a lipoaspiração.

- É muito dolorido fazer este procedimento?
É um procedimento que geralmente, os pacientes referem ser pouco doloroso.

- Quando verei os resultados?
O resultado final será visto cerca de 4-6 meses após a cirurgia. No entanto com 2-3 meses você ja perceberá bastante a diferença.


PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...

3 comentários:

  1. meu sonho é ter o rosto fino!Como faço?

    ResponderExcluir
  2. Moro no Rio,vc me india algum medico aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. eu fiz essa cirurgia.. não senti dor nenhuma!
    Faz 30 dias que operei e só agora que comecei a ver resultados.
    Meu médico disse que ainda vai mudar radicalmente!
    Que dentro de um período de um ano ainda vai mudar mto!

    ResponderExcluir