segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Verdades sobre a Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia)

Com a idade as estruturas palpebrais vão tornando-se flácidas levando à protusão das bolsas de gordura palpebrais e a dobras causadas pelo excesso de pele nessa região. Essas alterações levam um ar de cansaço para a face.
A cirurgia plástica das pálpebras tem sido buscada por um número crescente de pacientes por atender ao desejo de melhora estética, ser de execução relativamente simples e rápida,apresentar recuperação em curto espaço de tempo, além de ter custos mais competitivos que a maioia dos demais procedimentos cirúrgicos.


As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:


1. EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?
* Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e poderá ocorrer em qualquer idade.


2. E AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
* Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 a 6 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.


3. QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
* Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, poderemos dar uma sedação prévia). Raramente são feitas sob anestesia geral. Reservamos esta última conduta para os casos em que a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.


4. HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
* Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns.


5. OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?
* O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º ao 6º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final.


6. QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
* Anestesia local: de 3 a 8 horas.


7. QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
* Normalmente, em torno de 60 a 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mesmo assim, raramente ultrapassam 50 % do tempo básico previsto.


8. O QUE SÃO AS "MANCHAS ROXAS" OBSERVADAS EM CERTOS CASOS?
* Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível.


9. QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
* Após o 3º ao 6º mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.


10. OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?
* Não obrigatoriamente. Somente recomendamos a colocação de compressas frias por alguns minutos, várias vezes ao dia, ato este controlado pelo(a) próprio(a) paciente, como profilaxia do edema acentuado.


11. AFINAL, O RESULTADO COMPENSA?
* Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos estéticos pré-existentes. O rejuvenescimento da face implica em outras condutas associadas à blefaroplastia. Os "pés de galinha", mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão, ficando ainda o estigma, devido à ação do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente.



RECOMENDAÇÕES SOBRE A BLEFAROPLASTIA

- ORIENTAÇÔES PRÉ-OPERATÓRIAS


1. Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica) 1h antes do horário agendado para a cirurgia.
2. Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
3. Não fazer maquiagem no dia da internação
4. Trazer óculos escuros.
5. Se a anestesia combinada for a local (maioria das situações) tome café da manhã normalmente.Em caso de sedação mantenha-se em jejum 6h antes do procedimento.
6. Tenha alguém para buscar-lhe após a cirurgia.


- ORIENTAÇÔES PÓS-OPERATÓRIAS


1. Aplique compressas com soro fisiológico fria (algodão ou gase embebido) 4 a 6 vezes ao dia, durante 30 minutos, nos 2 primeiros dias.
2. Alimentação livre.
3. Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural.
4.Evitar exposição ao sol por 2 semanas.
5.Obedecer à prescrição médica.
6. Volte ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
7. Consulte estas instruções, tantas vezes quanto necessário.
8. Não traumatize nem "coce" os olhos.
9. Você poderá voltar às suas atividades normais, após 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário