quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

BOTOX para levantar ou aumentar os seios!!

Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis


Algumas pacientes têm perguntado com frequência sobre o uso do Botox (toxina botulinica) para aumentar e levantar os seios. Muitos sites distribuem estas informações, com promessas que a toxina botulinica teria a capacidade de aumentar e/ou levantar as mamas, atribuindo efeitos de preenchimento e de rejuvenescimento dos seios.
A toxina botulinica comercialmente conhecida como, BOTOX, PROSIGNE, DYSPORT, é uma substância que tem a propriedade de paralisar seletivamente e temporariamente a musculatura.


Existem várias utilidade para o uso desta toxina, seja estética ou reparadora-funcional. A sua duração efetiva varia de indivíduo a indivíduo e também da quantia de toxina aplicada.



O uso de Botox na região do pescoço e logo abaixo no colo, tem a utilidade de diminuir a contração do músculo plastisma, que é um músculo muito superficial, localizado logo abaixo do tecido gorduroso da região cervical. Com esta paralização seletiva do músculo platisma, consegue-se diminuir um pouco as rugas localizadas nestas regiões e também as chamadas bandas platismais, que estão situadas logo abaixo da região do queixo.

O BOTOX não é efetivo e não exerce nenhum efeito estético nas mamas. Deve-se tomar muito cuidado com estas informações não científicas e milagrosas, que muitas vezes deixam explicitas a desonestidade imbutida nestas informações.

Abaixo cito algumas destas frases encontradas em alguns sites:
- "A toxina do botox é responsável pela correção de deformações do músculo humano, por isso é utilizado na pele, principalmente do rosto e das mão, porque recupera a jovialidade do músculo e das células da pele e do local onde é aplicado."

Em primeiro lugar, a toxina botulinica não corrige deformidade do músculo, mas sim, promove a  paralisa da musculatura.



Em segundo lugar o uso do BOTOX nas mãos, tem a indicação para a correção de hiperhidrose (suor excessivo das mãos) e não para atuar na musculatura. Se a toxina for aplicada diretamente em um músculo  da mão, irá causar um problema funcional, pois esta musculatura ficará paralisada perdendo sua função nos movimentos.
Por último, o Botox não recupera a jovialidade do músculo ou das células da pele, a única função amplamente estudada e conhecida do Botox é paralisar a musculatura. A região submetida às aplicações de BOTOX sofrerá um rejuvescimento pelo fato da diminuição ou abolição da contração muscular, com isto a pele que normalmente se dobra a cada contração muscular, formando as rugas, não irá mais sofrer esta ação, ficando mais lisa e com diminuição dos vincos.

- "Uma vez aplicado, o botox deixa os músculos e as mamas mais firmes e potentes para agir na função e sustentação dos seios projetando-os para cima."
Mais uma vezes enfatizo, o Botox tem somente a função de paralisar a musculatura. Como, uma substância que paralisa o músculo, pode ao mesmo tempo deixa-lo mais firme  e potente!! Muitas vezes o artificio que usamos com o uso do Botox é deixar uma área sem aplicar a toxina, ao redor de áreas paralisadas. Com isto conseguimos realçar o efeito desta musculatura que não terá nenhum outro musculo se contrapondo à sua ação. Um exemplo deste uso do Botox é a suspensão dos supercílios (sobrancelhas).
Em relação a mama, o determinante para sua sustentação são basicamente dois fatores: a pele e o tecido mamário.
A pele é o principal componente que sustenta os seios, quanto melhor a qualidade e a firmeza da pele mamária mais firme e sustentado será o seio. Nas reduções mamárias ou simplesmente nas cirurgias de suspensão das mamas verificamos bastante esta constatação. Pacientes já com sinais de uma pele mais flácida antes da cirurgia terão mais chances de voltarem a ter queda dos seios após a cirurgia. Naquelas pacientes que apresentam uma pele firme, grossa, sem estrias, verificamos a manutenção dos resultados pós operatórios por muito mais tempo.
O tecido mamário influencia bastante na sustentação mamária. As pacientes que tem suas mamas compostas com mais tecido gorduroso do que glandular, apresentam uma mama mais flácida, com mais facilidade para sofrer uma ptose (queda). Quando a mama, tem um componente glandular predominante, observamos uma manutenção dos resultados pós operatórios mais tardios.

A ação da musculatura peitoral é dinâmica, ou seja quando contraímos esta musculatura, sua ação como sustentador da mama é mais um mito do que um fato.
Existem traves de um tecido fibroso, que prende a pele da mama ao plano mais profundo da musculatura, no entanto estas traves são insuficientes para conseguir manter ou suspender os seios pela simples ação muscular.
Entende-se por projeção da mama, como um aumento do diâmetro antero-posterior mamário, ou seja a mama ganha espaço para frente no tórax. É o que se consegue quando usa-se as próteses de silicone para aumentar os seios. A simples injeção de no maximo 2-3ml de uma susbstância, não irá causar efeito nenhum na projeção mamária. A toxina botulínica é diluída em soro fisiológico na hora de ser utilizada, este soro será totalmente absorvido pelo organismo. Portanto o Botox não tem efeito preenchedor, mais sim de paralisar a musculatura.

- "Se você não anda muito contente com o tamanho ou formato dos seus seios procure um especialista no assunto e experimente essa mais nova sensação no mundo das cirurgias plásticas e correções físicas."
 Por último gostaria de enfatizar que o Botox não tem absolutamente nenhuma função de aumentar ou alterar o formato das mamas, sendo estas afirmações levianas e fraudulentas.


PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário