terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Lifting de Braço ou Lifting Braquial - Tratamento da flacidez do braço.



Dra. Taís Saraceno
Cirurgiã Plástica
Florianópolis


Braquioplastia - Cirurgia Plástica para reestabelecer o contorno dos braços.

A cirurgia plástica de braquioplastia abrange vários procedimentos para o tratamento do excesso de pele e gordura na parte superior do braço. Com a idade e ganho de peso, a pele do braço pode tornar-se frouxa ou flácida. O objetivo da braquioplastia é de esticar a pele e remover o excesso de gordura, modelando a região do braço.
Em alguns casos, podemos sugerir que a lipoaspiração seja feita em conjunto com a braquioplastia.
A braquioplastia pode agora oferecer aos pacientes a liberdade de um estilo de vida que não podiam desfrutar anteriormente. De fato, a popularidade de Braquioplastia subiu a um ponto que, segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, o número de cirurgias Braquioplastia triplicou desde 1997, com cerca de 15.000 procedimentos realizados em 2005.
O Lifting de Braço não é  uma cirurgia exclusiva para as mulheres. Na verdade, atualmente muitos homens também estão fazendo a Braquioplastia.

A braquioplastia pode ser feita basicamente de 4 maneiras:

-Braquioplastia somente com a LIPOASPIRAÇÃO:  Em alguns casos selecionados, onde há maior quantidade de gordura, e pouca flacidez, geralmente em pacientes jóvens, utilizamos somente a lipoaspiração para dar um melhor contorno ao braço, sem realizar incisões ao longo do braço. Esta técnica tem sua indicação muito precisa, pois conta com a elasticidade e o poder de retração de pele de cada indivíduo. Pacientes com excesso de pele não tem indicação para a realização desta técnica, salvo o consentimento do paciente, ciente que poderá ficar com flacidez nesta região.


- Braquioplastia somente com incisão horizontal: indicada para pacientes com muito pouco excesso de pele, onde associa-se a lipoaspiração para remover o excedente de gordura e estica-se a pele somente com uma cicatriz horizontal localizada somente na região axilar, por isto chamada também de BRAQUIOPLASTIA AXILAR.

- Braquioplastia com cicatriz vertical e horizontal: BRAQUIOPLASTIA ANTERIOR

 Todas as técnicas de braquioplastia anterior possuem todas as mesmas características básicas: uma incisão na parte da frente do braço. Esta incisão pode tornar-se mais visível quando o paciente abre ou levanta os braços. Geralmente a incisão está localizada sobre grandes vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos do braço, e pode ou não estender-se para a região da axila.
Incisões na parte da frente podem ser curtas (mini) ou longas (padrão), dependendo da quantidade do excesso de pele e os objetivos da cirurgia.
De fato, incisões anteriores geralmente envolvem menos remoção de pele  quando comparado com a técnica de braquioplastia posterior. 

No passado,  usava-se todas as variações da técnica de braquioplastia anterior, conseguindo com estas técnicas bons resultados. No entanto, alguns pacientes podem ter cicatrizes alargadas com as técnicas de braquioplastia anterior, e por causa da localização, as incisões podem ser mais visíveis.  Nós atualmente recomendamos a abordagem anterior, somente quando uma pequena quantidade de excesso de pele está presente.

- Braquioplastia com cicatriz vertical e horizontal: BRAQUIOPLASTIA POSTERIOR

Incisões na parte de trás do braço são mais fáceis de esconder e na nossa opinião, têm melhor recuperção do que as incisões na parte da frente do braço, resultando em maior satisfação do paciente. A técnica permite realizar a braquioplastia com cicatrizes curtas ou longas (padrão).
A técnica padrão é utilizada com mais freqüência e oferece diversas vantagens para os pacientes.  Primeiro, a incisão é colocada onde não há vasos, nervos e vasos linfáticos. Além disso, maior área de superfície de pele pode ser removido da parte de trás do braço, e o excesso de pele que se estende até a axila ou tórax é facilmente removida com uma extensão da incisão do braço para estas áreas.

Como visto anteriormente, alguns cirurgiões preferem colocar a cicatriz do lifting do braço na face interna do braço de modo que não é visível quando o braço do paciente esta ao longo do corpo. Outros cirurgiões preferem colocar a cicatriz um pouco mais para a parte posterior do braço, não sendo visível quando o paciente for  visto de frente ou enquanto movimentar o braço. Esta escolha será discutido individualmente com cada paciente.
Sempre discutimos e escolhemos junto com os pacientes a melhor opção a ser feita.




Informações Rápidas sobre a Braquioplastia:
- Anestesia para Braquioplastia: anestesia local com sedação ou anestesia geral.
- Tempo Cirúrgico médio da Braquioplastia: 2 - 3 horas.
- Tempo de Internação: em média 12 horas de internação.
- Dreno: Não usa-se drenos normalmente nesta cirurgia.
- Recuperação: Volta ao trabalhado dentro de 2 semanas. Volta a
exercícios plenos dentro de 6 semanas.



Perguntas Frequentes:
Eu sou um candidato ao Lifting de Braço?
- Pessoas com Hidradenite Supurativa: não devem ser submetidos a Braquioplastia, antes de serem tratados adequadamente. Hidradenite Supurativa é uma infecção persistente  das glândulas sudoríparas nas axilas.
- Mulheres que sofreram mastectomia radical ou cirurgia de câncer de mama têm grande risco de desenvolver  inchaço crônico no braço após serem submetidas a Braquioplastia, não sendo indicado realizar este tipo de cirurgia.
- Não-fumante.
- Infeliz com o excesso de pele e gordura nos braços
- Ter metas e expectativas realistas. 
- A cirurgia de lifting de braço pode ser realizada em uma grande variedade de pessoas, incluindo aqueles com peso normal, que precisam tratar a flacidez do braço.
- A maioria das pessoas que submetem-se ao lifting de braço são pacientes que tiveram grande perda de peso, sendo submetido a cirurgia após a estabilização de seu peso.



Antes da cirurgia de Lifting do Braço:
Durante sua consulta de braquioplastia o cirurgião plástico irá realizar uma história clínica e exame físico. Na consulta médica é o momento de fazer todas suas perguntas.

- É importante que você forneça informações sobre o seu histórico médico completo. A pressão arterial elevada, problemas de tireóide, diabetes, etc, devem ser relatados, pois estas condições médicas podem aumentar alguns riscos associados a cirurgia.
- Se você é um fumante, o médico irá recomendar que você pare de fumar, bem antes da cirurgia (geralmente 14 dias).
- Certos medicamentos que aumentam o risco de hemorragia, tais como a aspirina,  anti-inflamatórios não-esteroidais e algumas vitaminas / regimes homeopáticos devem ser interrompido antes da cirurgia de lifting de braço.

Pós-operatório de uma Braquioplastia:
- A recuperação após a cirurgia do lifting de braço pode ser bastante confortável e leva cerca de 10 a 14 dias. Pacientes necessitam de curativos durante duas semanas e as cicatrizes são fechadas com fios absorvíveis, não havendo a necessidade de remoção de pontos após a cirurgia.
- A maioria das pessoas estão de volta ao trabalho dentro de uma semana.
- Imediatamente após a cirurgia, alguns pacientes vão ter uma sensação de aperto no braço, isto se deve a pele esticada durante a cirurgia e por esta área inchar devido ao trauma da cirurgia.
- Alguns pacientes podem desenvolver algum inchaço e formigamento das mãos. A maioria destes sintomas desaparecem com o tempo.
- É importante que o paciente procure deixar os braços mais elevados que a altura do coração enquanto estiverem dormindo ou sentados, melhorando o retorno venoso e linfático, ajudando a diminuir o inchaço.
- A quantidade de tempo que leva para se recuperar da braquioplastia varia de indivíduo a indivíduo.
- Alguns cirurgiões preferem usar ataduras nos braços ou usar uma malha de compressão.
- Tabagismo e exposição à fumaça podem prejudicar o processo de cura e deve ser evitado.

Resultados da cirurgia: o que esperar ! 
 - A Braquioplastia é uma cirurgia que seus resultados são de longa duração. Este resultado é melhor visto perto dos 6 meses após a cirurgia.
- A maioria das cicatrizes são mais visíveis inicialmente. Sempre é bom lembrar que, qualquer cicatriz passa por um processo de maturação, o que leva no mínimo um ano  a um ano e meio para estar concluído.

Riscos da cirurgia de Lifting de Braço:
Segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASPS) as complicações potenciais da braquioplastia que podem ser relevantes para você, incluem:
- Sangramento, Hematoma
- Infecção
- Cicatrizes Inestéticas
- Inchaço das Mãos
- Formação de Seromas: seromas são coleções que podem surgir após a cirurgia ao longo da linha de incisão.

Felizmente, a Braquioplastia ou  o Lifting de Braço pode ajudar a restaurar a capacidade de uma pessoa a vestir blusas e camisas confortavelmente, a mostrar seus braços sem constrangimentos, e a conduzir suas vidas com maior liberdade e confiança.  

6 comentários:

  1. Eu querooooooooooooooo. Meu sonhooooooooooooo. patriciavargas1234@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta..
    A Braquioplastia, é feita só em caso de flacidez?
    Ou pode ser feita por exemplo, para afinar o braço,naquela partezinha alguns centimetros abaixo dos ombros..
    Aguardo a resposta; Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ludmila

    A Braquioplastia está indicada no caso de flacidez. Para "afinar" alguma região do braço pode ser feita a lipoaspiração que traz excelentes resultados. Ela pode ser feita com anestesia local com sedação, sempre em centro cirúrgico para a sua segurança.

    ResponderExcluir
  4. Dá pra nos dar uma média de preço dessa cirurgia?

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda

    Fico feliz do nosso blog está sendo útil para esclarecer as suas dúvidas. Para informações sobre valores pode nos ligar nos telefones 30241521 ou 30281523 para agendar uma consulta.

    ResponderExcluir