quinta-feira, 4 de março de 2010

Formato dos Implantes Mamários de Silicone

Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis










Existem basicamente, no mercado, dois tipos de formato de implantes mamários de silicone: o Formato Redondo e o Formato em Gota (ou Natural).









 



PRÓTESE DE MAMA DE FORMATO REDONDO

Estas próteses são atualmente, as mais utilizadas mundialmente. Esta preferência se dá pelo fato de que, este formato proporciona o preenchimento do conteúdo mamário por igual, aumentando tanto a parte inferior, como superior, lateral e medial da mama. Estas próteses acabam satisfazendo a grande maioria das pacientes que procuram aumentar ou melhorar o formato dos seios. 
O fato de que estas próteses são redondas, não implica que estas deixem as mamas com o formato menos natural. A naturalidade de um resultado de uma prótese de mama, depende de vários fatores, e não está relacionada diretamente com o formato do implante.


PRÓTESE DE MAMA COM FORMATO EM GOTA OU TAMBÉM CHAMADO DE FORMATO NATURAL

Estas próteses têm como características de serem ovais, e proporcionarem uma maior projeção mamária na região inferiror da mama e menor projeção superior. Com isto, tenta-se imitar o formato natural de uma mama normal sem silicone, ou seja, uma mama sem prótese possui a parte superior menos projetada, atingindo a maior projeção na altura do mamilo, seguindo-se com um bojo mamário inferior.
A letra B representa a projeção, a Letra C representa o comprimento e a letra A a largura do implante de formato em Gota ou Natural.

A maioria das pacientes reclamam deste formato proporcionado por estas próteses, referindo que: "minha mama ficou com jeito de uma mama caída". Referem isto por almejarem com a colocação da prótese, uma modificação no formato da mama, com uma maior projeção superior e na região medial da mama. No entanto, este tipo de implante não proporciona isto da mesma maneira que o implante redondo, havendo então a insatisfação. Hoje este formato de prótese é menos utilizado mundialmente.


NATURALIDADE DO RESULTADO DO AUMENTO DAS MAMAS

Dentre os fatores que influenciam na naturalidade do resultado estão:

- Quantidade de Tecido Mamário:
Quanto maior a quantidade de mama que irá cobrir a prótese, mais natural ficará o resultado. Quanto mais fina for esta camada de tecido mamário, mais aparente se torna o implante, além de em alguns casos, o implante tornar-se palpável em algumas regiões da mama.



- Tamanho da Área da Mama:
Pacientes que apresentam a área mamária maior, conseguiram, além de colocar um implante de maior tamanho, torna-lo mais escondido, deixando um resultado mais natural. 

Marcação da área mamária que poderá ser utilizada para a implantação da prótese de silicone.


Prótese de mama próxima do tamanho da área mamária.


Portanto, deve-se sempre respeitar o limite disponível da área da mama de cada paciente, nunca ultrapassando esta área mamária, pois ao ultrapassa-la, a prótese deixa de ficar escondida por debaixo da mama e passa a ficar atrás diretamente da pele, tornando-se mais visível, denotando aquela aparência de "bola".

Prótese de mama maior que a área mamária.


Ao apertarmos a mama verificamos toda a área mamária disponível para a colocação dos implantes.

Figura mostrando como o implante tem que ser um pouco menor ou no máximo do tamanho da área mamária.
  

- Estatura da Paciente e Tamanho do Tórax:
Quanto mais alta a paciente, geralmente maior poderá ser o tamanho do implante utilizado. Portanto, pacientes pequenas podem ficar com um resultado menos natural com o mesmo número de uma prótese que uma paciente com maior estatura.
Outro ponto importante é o tamanho e a largura do tórax. Pacientes mesmo menores, mas que as vezes possuem um tórax mais largo, podem ter um resultado bonito e natural com a mesma numeração de prótese que uma paciente alta, mas que possua o tórax mais estreito.


Portanto, a avaliação médica criteriosa é o melhor caminho para a escolha do volume ideal para cada paciente, levando-se em conta é claro o desejo individual de cada uma.


PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário