terça-feira, 20 de outubro de 2009

Otoplastia - Cirurgia da Orelha em abano

Orientações sobre a cirurgia de Otoplastia.

A orelha é uma das partes do corpo humano que poderá trazer o estigma familiar: "O filho tem a orelha do pai"! Muitas vezes a orelha em abano, defeito estético mais comum, é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infância, trazendo como conseqüência marcas profundas no comportamento da criança.


Assim é que existe uma idade ideal para se fazer a cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica. Normalmente as seguintes perguntas são feitas por ocasião da 1ª consulta:


1- A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZ?


A cicatriz desta cirurgia é praticamente imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crâneo. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar "quase imperceptivel".


2- QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

Crianças: anestesia local com sedação em crianças menores, anestesia local em crianças maiores.
Adultos: anestesia local ou anestesia local com sedação (ou a critério).


3- QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Anestesia geral: 6 a 12 horas.
Anestesia local (com ou sem sedação): 3 horas.


4- QUANTO TEMPO DEMORA O ATO ClRÚRGICO?

Geralmente em torno de 90 minutos (bi-lateral), ou 60 minutos (uni-lateral).


5- HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Todo e qualquer procedimento cirurgico existe o risco de complicações inerentes ao paciente ou ao cirurgião. A cirurgia de orelha de abano é considerada uma cirurgia de pequeno porte, com baixíssimo índice de complicações, as quais estamos acostumados a enfrentar.


6- HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Geralmente não. Quando houver a intercorrência de discreta dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.


7- COMO É O CURATIVO?

Faz -se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros 2 - 3 dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais.


8- QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? HÁ DOR?

Em torno do 14o. dia. Não existe dor na retirada de pontos.
Em caso de crianças preferimos usar um fio absorvível, não havendo necessidade de retirada posterior.


9- EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.


10- NÃO HÁ O RISCO DE "VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO" APÓS A CIRURGIA?

Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo.
Convém salientar que uma leve assimetria sempre ficará, pois mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.


11- RECOMENDAÇÕES SOBRE OTOPLASTIA ESTÉTICA

PRÉ-OPERATÓRIO:

1. Comunicar-se conosco até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, etc. Não tomar nenhuma medicação antes da cirurgia sem comunicar seu médico, principalmente aspirina ou anti-inflamatórios.
2. Obedecer ao horário estabelecido para internação. Internar 1 hora antes da hora marcada da cirurgia.
3. Em caso de anestesia geral ou local com sedação, manter-se em jejum para líquidos ou sólidos, por um período de 6 horas antes da cirurgia.
4. Lavar os cabelos na vésperas.
5. Se você tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos até um período à cirurgia. Isto ajuda a disfarçar o curativo, nos primeiros dias.

PÓS-OPERATÓRIO:

1. Evitar traumatismos locais por um período de 30 dias, evitar fazer esforços físicos principalmente nos primeiros 3 dias após a cirurgia. Evitar o sol durante 6 meses (usar chapéu ou protetor solar).
2. Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados pela enfermeira.
3. Obedecer à prescrição médica.
4. Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, etc em 3 a 5 dias após a cirurgia.
5. Dieta livre - normal.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi tenho 19 anos e sofro des de joven com ese problema,que me encomoda demais quero muito faser,mas nao tenho muita noçao qual o valor da cirurgia,ja pesquisei ja fis orçamento mas nao esta muito de acordo com o valor que quero pagar ou melhor que posso pagar entao gostaria de saber qual o valor nesse clinica é cobrada...

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz por vocês estarem acessando o nosso blog.
    Este espaço é reservado para conversarmos sobre todos os assuntos da cirurgia plástica e esclarecer as suas dúvidas. Não trataremos de valores aqui,mas podem ligar na clínica para obterem mais informações.

    ResponderExcluir
  4. olá também sofro com orelha de abano :(,por telefone vocês passam valores? pois trabalho de tarde,estudo de manha,não tenho como comparecer infelizmente... obrigado

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz a cirgurgia quando tinha 15 anos e o resultado foi péssimo. Uma das orelhas continuou parcialmente para a frente, parecendo de elfo, e o cirurgião, se é que posso chamá-lo assim, acabou com os lóbulos das duas orelhas! Todas as pessoas que olham para elas, perguntam o motivo por elas serem assim. Veja bem, meu objetivo era que ninguém nunca mais comentasse sobre as minhas orelhas, e continuam as mesmas perguntas! Fiquei muuuito decepcionada.
    Por isso, gostaria de saber se há uma forma de corrigir, a que continua de abano, e principalmente, se tem como ajeitar os lóbulos. Agradeço
    Sâmia, 21 anos.

    ResponderExcluir
  6. Oi sam

    Podemos avaliar o seu caso e provavelmente será possível realizar uma cirurgia que corrija ou amenize essas imperfeições.O importante é você não desanimar e consultar um bom especialista.
    Se desejar pode nos ligar para agendar uma consulta. O telefone é 30241521 ou 30281523.

    ResponderExcluir
  7. Ola, gostaria de saber quanto custa a otoplastia ( cirurgia orelha abano ) ? Mande o preço da otoplastia para o meu email.

    obg

    ResponderExcluir