quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Qual a diferença do Quelóide e a Cicatriz Hipertrófica?


Dr. Eduardo Arnaut       
CRM/SC 8587          



QUELÓIDE  E  CICATRIZ HIPERTRÓFICA
Correção da Cicatriz Hipertrófica e do Quelóide




A pele é formada por várias camadas de células de diversas funções, todas estruturadas por um tecido colagenoso, chamado tecido conjuntivo, formando um arcabouço para a sustentação e organização celular. Este tecido conjuntivo é produzido pelas células chamadas fibroblastos.




Quando sofremos algum ferimento na pele, ocorre um aumento da vascularização local e também do número de fibroblastos. Estes fibroblastos formam uma ponte entre as bordas da ferida, permitindo que as células do epitélio (células mais superficiais da pele) cresçam nesta estrutura, reparando a ferida original com um tecido colagenoso coberto por células. Este processo ocorre das bordas  para o centro da ferida.




Quando ocorre uma Cicatriz Hipertrófica, este processo de cicatrização é hiperdimencionado pelo organismo, produzindo um reparo em excesso, levando a uma cicatriz mais elevada, avermelhada, dolorosa e muitas vezes apresentando coceira. Este processo hiperdimencionado respeita as bordas da ferida original, não invadindo pele das regiões vizinhas.


Cicatriz Hipertrófica em ombro

Nos Quelóides há uma proliferação aumentada e desproporcional dos fibroblastos, ocasionando um aumento da uma massa de tecido colagenoso, deixando a cicatriz mais elevada, avermelhada, dolorosa, com coceira. Neste caso, este processo cicatricial desproporcional, não respeita as bordas da ferida original, invadindo os limites vizinhos. Esta característica costuma deixar as lesões com um formato irregular.  tendendo a aumentar progressivamente com o tempo.


                          Quelóide em Ombro                                Quelóide em abdome                                   

Por este comportamento invasivo, muitos pesquisadores acreditam que o quelóide seja um tumor de tecido conjuntivo cicatricial benígno, que não deve ser confundido com a cicatriz hipertrófica.

A origem do quelóide ainda não esta bem clara, sabe-se que alguns fatores de risco estão presentes no desenvolvimento do quelóide:

  • O quelóide é mais comum em jovens entre 10 a 30 anos, sendo raro em idosos e crianças.
  • Ocorre quase 2 vezes  mais em mulheres do que em homens.
  • As raças onde são mais frequente ocorrerem quelóide são a negra e nos oritentais.
  • As pessoas negras apresentam quase 15-20 vezes mais predisposição a terem um quelóide do que as pessoas brancas.
  • Pele mais espessa e pigmentadas do corpo correm mais risco de evoluirem com um quelóide após uma ferida.
  • Sempre quando ocorre um quelóide, houve algum fator que estimulou o aparecimento desta lesão, seja um trauma perfurante ou linear na pele, por uma simples picada de inseto, uma inflamação na pele como a acne (espinhas)  ou foliculite (inflamação nos pelos) ou até mesmo,  por uma punção de agulha.
  • Feridas fechadas sob muita tensão ou feridas que cicatrizam abertas (sem dar pontos).
  • Feridas que tem infecção.

  • A maioria (90%) dos quelóide estão localizados na orelha (principalmente no lóbulo) e na região torácia (mais na região pré-esternal).


                      Quelóide nas costas por acne (espinhas)                                Quelóide nas costas por acne


  Quelóide após escarificação e cicatrização com ferida aberta.



               Quelóide em paciente negra, na região das costas                Quelóide em lóbulo orelha




Quelóide região torácica - região esternal



                                                  Quelóide de orelha, na região do lóbulo



                        Quelóide em Coxa                                    Quelóide em Cotovelo



Quelóide em pé


Quelóide em Abdome



A cicatriz hipertrófica tende a regredir espontaneamente, ao contrário do quelóide que pode ter uma crescimento contínuo e não regride espontaneamente.

O quelóide tem duas fases clínica:
  • Quelóide Ativo: ele esta em atividade, apresentando vermelhidão, coceira, dor, aumentando de tamanho.



  • Quelóide Inativo: para de crescer e não apresenta mais os sintomas de dor, a cor fica mais clara, ja não tem mais coceira.



Compare a cicatriz hipertrófica de um quelóide:

(Lembre-se que a história clínica, juntamente com o exame físico são fundamentais para um correto diagnóstico, procure sempre um especialista para esta avaliação)


                             Cicatriz Hipertrófica em Cesária                  Quelóide em Cesária


O correto diagnóstico é importante porque o tratamento ou a correção do quelóide e da cicatriz hipertrófica são diferentes em alguns aspectos. Futuramente falarei mais sobre os tratamentos.


6 comentários:

  1. olaa,eu ganhei um bebe faz 6 meses e foi cesaria,minha cicatriz esta bem parecida com a da primeira foto,isso é ruimm???

    ResponderExcluir
  2. MInha cicatriz da cesárea está boa, mas inchou também tipo a segunda foto, mas não tão feio assim, fui no médico e ele disse que era água da gordura, ele tirou mas voltou denovo, oq eu faço?

    ResponderExcluir
  3. Oi mamãe do Ícaro

    A cicatriz passa por diversas fases e neste período em que você está é normal que ela fique vermelha, o que vai melhorar muito após o primeiro ano. Se além da vermelhidão,houver um relevo(estiver altinho),já é interessante você tomar algumas medidas. Converse com o seu obstetra que ele vai saber te orientar.
    Qualquer outra dúvida estou à dispoisição.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mamãe da Anna Carolina

    É comum acumular este líquido nas incisões e algumas vezes é preciso retira-lo mais de uma vez.não se preocupe e retorne ao seu obstetra.

    ResponderExcluir
  5. Ola minha cicatriz esta igual a 1 eu tive bebe a 4 meses , sera que e queloide? tenho vontade de colocar silicone mas tneho medoo de ficar muito feia a cicatriz o que eu fasso

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho uma cicatriz hipertrofica de baixo do braço. Queria saber se tem alguma correção, para o melhor desaparecimento dela.

    ResponderExcluir