segunda-feira, 8 de março de 2010

TIPOS DE INCISÃO PARA CIRURGIA PLÁSTICA DE AUMENTO DOS SEIOS COM PRÓTESE DE MAMA





Dra. Taís Saraceno
Cirurgiã Plástica
Florianópolis





TIPOS DE INCISÃO PARA COLOCAÇÃO DA PRÓTESE DE MAMA

Os implantes mamários podem ser colocados através de vários tipos de incisões:




 • Incisão Inframamária:

É uma incisão que é feita abaixo da mama, na prega infra-mamária. Esta incisão é a abordagem mundialmente mais realizada e proporciona o máximo de acesso para dissecção precisa e colocação de um implante mamário. Muitas vezes, é a técnica preferida para introdução de implantes de silicone em gel, devido à incisão ser mais favorável.


Vantagens: estar próxima a região onde será colocado o implante, não havendo necessidade da criação de túneis de acesso a loja mamária. Outra vantagem é que, nesta técnica descola-se exatamente o espaço necessário para a colocação dos implantes mamários, não havendo o risco destes poderem deslocar-se com a cicatrização ou com o tempo. Outro ponto positivo é que, esta técnica agride muito pouco o tecido mamário, ou a arquitetura mamária, porque a mama é simplesmente levantada para o implante poder ser colocado por debaixo dela. Desta maneira não altera a arquitetura funcional das mamas, não interferindo em uma futura amamentação.



Desvantagem: a cicatriz que fica localizada na região inferior da mama. Porém, é uma cicatriz pequena, com cerca de 3,5 a 4 cm de tamanho, que com o bojo mamário, ficará escondida próxima ao sulco mamário.

 

• Incisão Periareolar:

Nesta técnica, uma incisão é colocada ao longo da metade da borda inferiror ou superior da areola, dita "em meia lua". Esta incisão oferece uma abordagem ideal quando necessita-se ajustes para a reposição superior das aréolas ou em uma mastopexia (quando deseja-se elevar as aréolas). Pode ser difícil colocar implantes de gel de silicone através desta incisão, devido ao tamanho da incisão necessária (cerca de 4-5 cm) para o acesso, principalmente em próteses de grandes volumes. As pacientes que podem ser submetidas a esta técnica, têm que ter uma aréola de tamanho adequado, propriciando uma incisão com tamanho adequado.


Vantagens: as cicatrizes ficam muito imperceptíveis, principalmente em mulheres com pouca pigmentação areolar. Da mesma maneira que a técnica pela incisão inframamária, nesta técnica abre-se o espaço somente necessário para caber a prótese, não havendo risco de deslocamentos do implante posteriormente.

Desvangens: Há uma maior incidência de contratura capsular com esta técnica. É a técnica que pode causar, em algumas pacientes, problemas com a amamentação.
Isto deve-se ao fato que, nesta técnica cortamos os dutos mamários (de leite) para podermos ter acesso a loja mamária, haverá após a cicatrização um reparo desta região com um tecido fibroso, que pode causar a descontinuidade ou obstrução destes ductos. Outra desvantagem é que, esta é a técnica com maior incidência de perda da sensibilidade da aréola e do mamilo. Isto acontece porque, ao cortamos ao redor da aréola, cortamos ramos terminais dos nervos desta região. Na maioria das pessoas, estes nervos voltam a crescer e restabelecem a sensibilidade, porém em algumas pacientes, este retorno pode ser incompleto.










• Incisão Axilar:

Esta técnica coloca a incisão na região axilar, de onde dai, realiza-se túneis de dissecção para região medial, preparando o espaço suficiente para a colocação dos implantes mamários.

 

Vantagem: Esta abordagem permite a colocação de implantes sem cicatrizes visíveis nos seios.


Desvantagens: Esta técnica tem a maior incidência de assimetria da posição do implante e do sulco mamário. Tem um índice um pouco maior na taxa de infecção.
Seu custo é maior, é feita na maioria das vezes com a videoendoscopia. Revisões posteriores de implantes colocados transaxilares podem exigir incisões inframamária ou periareolares.

 













• Incisão Umbilical:

Esta técnica é menos comum, onde uma incisão é colocada no umbigo e realiza-se túneis de dissecção superiormente, atingindo a região mamária, que é então descolada para introdução dos implantes.
É uma técnica feita mais nos Estados Unidos, no Brasil não é executada pela grande maioria dos cirurgiões plásticos brasileiros. Este procedimento pode ser realizado com ou sem um endoscópio para auxiliar a dissecção dos túneis.

Vantagem: Essa abordagem permite a colocação de implantes sem cicatrizes visíveis nas mamas.

Desvantagens: esta técnica torna mais difícil a adequada dissecção e colocação do implante. Esta técnica não é apropriada para a colocação de implantes de silicone preenchidos com gel de silicone, devido ao tamanho da incisão do umbigo (cerca 2 cm). Para esta técnica deve-se usar os implantes de silicone preenchidos com soro fisiológicos (Implantes Salinos), pois com estes implantes pode-se intoduzi-los vazios e enxer-los quando estiverem dentro da loja mamária. Os implantes salinos possuem várias incoviniências, como: esvaziamento ao longo do tempo, problemas com vazamento do soro pela sua válvula, consistência artificial à mama, maior índice de contratura capsular e de cirurgias revisionais.

 

• Via Transabdominoplastia:

Neste procedimento, semelhante a técnica Via Umbilical, onde os implantes são colocados por um túnel a partir do abdome, aproveita-se a cirurgia de abdominoplastia (plástica abdominal) para simultaneamente colocar os implantes mamários.

Vantagem: introduz-se os implantes de silicone sem haver a necessidade de criar uma outra cicatriz, utilizando o acesso da abdominoplastia.



Desvantagens: é uma técnica mais proprícia a apresentar assimentrias de posicionamento dos implantes e do sulco mamário. Como as áreas descoladas são as mesmas, as duas são contínuas, em caso de ocorrência de seroma no pós operatório de abdominoplastia, este seroma pode invadir a loja mamária, interferindo no pós operatório e complicando a cirurgia de prótese de mama. Não é a técnica de primeira escolha, pela maioria dos cirurgiões plásticos, quando associa-se abdominoplastia com introdução de prótese de mama.

Um comentário:

  1. olá eu gostaria de saber se tem como eu fazer só o corrigimento de auréolas sem colocar as prósteses de silicone. e quanto custa muito obrigada!

    ResponderExcluir